sábado, 6 de maio de 2017

Sobremesa ou pequeno almoço?

É a segunda receita do género em pouco tempo. Não me consigo decidir se é uma sobremesa ou se é pequeno almoço. Porque, na verdade, eu comi ao pequeno almoço, mas parece-me escandalosamente fácil e deliciosa.

Todos acham complicadíssimo de alguém ter tempo para fazer algo assim durante a semana. Mas na verdade é tão simples... Que basta apenas preparar, ligeiramente, na noite anterior, que foi basicamente o que fiz, e de manhã abri uma embalagem, tostei uns frutos secos e raspei a casca de uma laranja. E faria tudo novamente hoje porque é taooooooo bom que repetia todos os dias. 

Completei esta refeição com um ovo cozido e tive energia para uma manhã inteira de trabalho, fazer uma aula de aeróbica das 12-13h e comer uma salada, praticamente sem fome, a essa hora.

Se experimentarem contem-me, sim?

 

 
Pêras assada com ricota

Ingredientes:
- pêras
- ricota (1 colher de chá por cada cavidade)
- raspa de laranja qb
- pinhões e amêndoa palitada qb
- sumo de limão qb
- mel opcional

Preparação:
Pré-aqueca o forno a 180º.

Lave bem as pêras e abra ao meio. Retire o caroço, mas deixe o pedúnculo, só por uma questão estética.

Disponha as metades numa assadeira com umas gotas de sumo de limão e a cavidade voltada para cima. Leve ao forno por 15/20 minutos conforme goste mais ou menos tenras. 

Numa tigela misture uma colher de chá de queijo ricota por cada cavidade, isto é, se fizer só uma pera, são duas colheres de chá de jeito. Misture ligeiramente e coloque dentro das cavidades. Se for gulosa é nesta parte que pode adicionar um fio de mel. As pêras apuram muito o açúcar natural no forno, à partida não faz falta. Torre pinhões e amêndoas palitadas numa frigideira antiaderente e deite por cima de cada péêra. Finalize com raspa de laranja que liga muito bem com os restantes sabores.



Cá por casa e porque não é comportável fazer tudo demanha, assamos por 10 minutos e desligamos o forno. Deixamos as pêras dentro até de manhã e depois foi só rechear. Estavam no ponto.

Existem inúmeras receitas de pêras assadas espalhadas pela internet. Estas foram inspiradas numa receita que vi em tempos no site NiT e que adaptei aos gostos cá de casa. Façam a vossa versão, atrevam-se, nem que seja ao fim de semana quando há um pouco mais de tempo. Garanto que vai valer a pena.

1 comentário:

  1. É disto que eu gosto, lanches com ar de sobremesa! Faço muitos! E chego mesmo a comer como sobremesa quando apetece algo doce e não posso! Beijinhos

    ResponderEliminar