terça-feira, 20 de setembro de 2016

Pesto é uma salada

Há coisas que não têm preço e às quais dou um enorme valor. Uma delas é o facto de ter uma varanda que me permite ter, pelos menos, algumas ervas aromáticas que uso na minha cozinha. O sabor e aroma das ervas acabadas de colher não têm comparação.

Antes de ir de férias, com receio que o manjericão morresse, resolvi cortá-lo e fazer um pesto. Antigamente era algo que detestava, mas depois percebi que afinal não gostava porque apenas tinha experimentado o pesto de compra...

O pesto é um molho italiano feito à base de manjericão, pinhões, alho, queijo parmesão e azeite. E apesar de existir já pronto em frascos, o que é muito prático, recomendo vivamente a experimentarem fazer o vosso caseiro. Dura imenso tempo num frasco dentro do frigorífico coberto com azeite.

Garanto-vos que é muito aromático mas também suave se for bem feito e balanceado.

E este belo molho acabou por ser o mote de uma refeição que levei na marmita na primeira semana de regresso ao trabalho. Rápida, deliciosa e caseira.

Como é uma salada, não gosto de referir quantidades, já que depende muito do gosto de cada um...

_________________________

Salada de massa e camarão com pesto


Ingredientes:

- massa cotovelinho

- camarões

-courgete

- tomate cherry

- pesto (caseiro ou de compra)


Preparação:

Coza a massa com um pouco de sal de acordo com as instruções da embalagem, mas reduza cerca de 2 minutos para que fique al dente. Escorra e reserve.

Coza os camarões por uns minutos, descasque e abra-os ao meio.

Lave os tomatinhos e reserve.

Lave a courgete e corte-à às rodelas. Tempere com um pouco de sal fino e grelhe num grelhador de fogão até obter as marcas características. Reserve.

Numa frigideira coloque cerca de 2 colheres de sopa de pesto e junte a massa cozinha, o camarão descascado, a courgete e os tomatinhos. Misture bem e sirva de imediato ou coloque na marmita para comer no dia seguinte. Uma salada de verão bem deliciosa e aromática.

___________________________

 

2 comentários:

  1. Uma salada verde que é certamente deliciosa :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  2. Belíssima salada.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/09/pudim-de-chia-figos-e-iogurte.html

    ResponderEliminar