Avançar para o conteúdo principal

Bolo merengue de cacau

Há bolos que não precisam de grandes palavras... Este é um deles. Só provando se explica o quão é delicioso... Lambuzem-se e sejam felizes.
__________________________


Bolo merengue de cacau com creme pasteleiro de chocolate


Ingredientes:


Para o merengue:

- 6 claras de ovo L

- 280 gr de açúcar mascavado claro

- 1 colher de chá de vinagre de sidra

- 20 gr de um bom cacau em pó


Para o creme pasteleiro de chocolate:

- 120 gr de natas

- 0,5 l de leite

- 110 gr de gemas (6 gemas ovo L)

- 100 gr de açúcar mascavado claro

- 35 gr de amido de milho (@Maizena)

- 250 gr de chocolate negro com 70% cacau

- 80 gr de Vaqueiro Liquida


Para terminar:

- uma mão cheia de amêndoa palitada

- physalis qb (opcional)


Preparação:

Pré aqueça o forno a 140º.

Com o auxilio de um robot de cozinha, moinho de café ou um almofariz, reduza o açúcar mascavado a pó. Reserve.

Comece pelo merengue. Bata as claras em castelo firme e quando tiver picos fortes adicione o açúcar mascavado colher a colher.

Com o auxilio de um prato de sopa com cerca de 20 a 25 cm de diâmetro, desenhe em papel vegetal três círculos. Unte bem, cada circulo, com manteiga.

Espalhe o merengue pelos círculos que desenhou e leve ao forno, num tabuleiro, por uma hora. Findo o tempo. Desligue o forno e abra apenas a porta depois de arrefecer por completo.

Faça o creme de pasteleiro de chocolate. Num tacho, coloque o leite e as natas e deixe levantar fervura. Misture as gemas com o açúcar e o amido e junte um pouco do leite quente para misturar bem. Aos poucos e mexendo sempre, junte esta mistura ao resto do leite e volte a levar ao lume. Deixe ferver novamente até engrossar (1 a 2 minutos), mexendo sempre para não engrolar.

Retire do lume e junte o chocolate partido em cubos. Misture bem até obter uma mistura cremosa e homogénea. Para finalizar, junte a Vaqueiro Liquida e deixe arrefecer.

Numa frigideira anti aderente coloque a amêndoa palitada e aloure ligeiramente.

Num prato comece a montar o bolo. Comece por colocar um primeiro circulo de merengue, coloque um terço do creme de pasteleiro já frio. Coloque o segundo circulo de merengue e por cima mais um terço do creme de pasteleiro. Termine com o ultimo circulo de merengue e o restante creme de pasteleiro. Para finalizar espalhe a amêndoa palitada e enfeite com physalis.

____________________

 

Comentários

  1. Sónia, Sónia, Sónia... Ai a minha vida!!
    Eu gosto de chocolate, mas nao sou um perdida! Mas há aquelas coisas que me deixam desorientada, pela gula! Pois é este o caso... Quando vi o post, disse, não pode ser!!
    Madre mia de mi vida!!! Que coisa mais pecaminosa em todos os sentidos!! É nestas alturas que gostava que existisse teletransporte, ou que as coisas saltassem do ecrã, para um prato!!!
    Como diria a Nigella, isto é um pecado indulgente!
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja que o post estava feito ha mais de um mês... Achei que hoje era um bom dia para publicar :-)
      Amiga este bolo é magnifico... O creme é fantástico, uma das coisas que aprendi a fazer no curso do feed me. Nao quis deixar de partilhar porque é mesmo indulgente... Magnifico, uma perdição...
      Obrigado pela visita minha querida. Gostei muito!

      Passar, ja houve quem se aventurasse a fazer o gelado, e aprovei! Diz que é uma perdição! E nao é que voltei a fazer hoje... Estou ansiosa por o devorar ao jantar!

      Eliminar
  2. Eu nem me sinto em condições de escrever muito... olha... vou fazer, o quanto antes, é só o que te digo! :D
    Magnífico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mas que bolo maravilhoso, só pode mesmo ser uma maravilha :)....adorei bjokits

    ResponderEliminar
  4. Olá...
    Magnifico :)....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Uma verdadeira delicia.....cá em casa os meus "viciados em chocolate" adoraram..e isso é dizer pouco........estavam vidrados no bolo....vamos ter que experimentar.

    Maios uma vez Sónia obrigada pelas tuas deliciosas receitas.

    ResponderEliminar
  6. Este bolinha faria as delicias ca por casa (principalmente do marido e de uma sobrinha).

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  7. Que tentador este bolo! Mesmo difícil resistir a uma fatia :)

    ResponderEliminar
  8. Eu sou totalmente fã de merengues, e este bolo enche-me as medidas;)
    que bom aspecto!
    Beijinhos Sónia

    ResponderEliminar
  9. Este bolo não precisa de descrição. Diria até que para saber quão delicioso é nem preciso de prová-lo, parece que já o imagino e com todos estes ingredientes só podem estar reunidas as condições para o pecado.
    No entanto, não me nego à prova....venha de lá essa generosa fatia :D

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  10. Tanto chocolate...uma perdição...um pecado maravilhoso!!!!
    Aiiiiii Sónia...
    Bjcas

    ResponderEliminar
  11. Olá Susana,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUDORECEITA.PT, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 160.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tudoreceita.pt tem mais de 20.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

    Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Paulo Fernandes
    Tudoreceita.pt

    ResponderEliminar
  12. Que pecadooo! Este bolo é uma tentação :))
    Tem um aspecto maravilhoso, estou a babar-me :P
    Beijinhos
    http://comidinhasdakelly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar


  13. Eu não posso ver estas coisas:P


    Está um pecado, pecadinho, pecadão que eu comia já:)

    Ficou lindo e delicioso também de serteza:)

    Beijoca grande

    Vanessa

    ResponderEliminar
  14. Ai, ai, ai, fiquei a babar só de olhar... agora vou ler a receita :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  15. Olá, minha querida!
    Ainda há uma fatia para mim?! Acho que nem migalhas, não é verdade? Mas fiquei feliz só de olhar e ver que das tuas mãos saem coisas assim para o maravilhoso! :)
    Beijinhos grandes,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. aiaiaiaiai
    querida... aqui a mini chef precisa de dieta!!!
    nao me mostres estas delicias
    beijinhos
    Silvia, Alenquer

    ResponderEliminar
  17. hummm mas que maravilha!! :)

    Estou sem palavras!
    ADOREI!!! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…