Avançar para o conteúdo principal

.

Rumo precisa-se

A entrada de um novo ano, para mim, é sempre motivo para recomeçar mas também para fazer balanços... Este ano não é excepção... Procuro o mesmo que todos - ser feliz. Tentar encontrar o equilíbrio entre trabalho e lazer, entre as responsabilidades e o que nos faz feliz, entre a família e amigos e o tempo que precisamos para nós próprios... No fundo aprender a gerir o tempo e as prioridades.

Não é fácil para mim e por mais que tente ser organizada, sinto-me sempre em dívida com tudo e com todos... Talvez por ser exigente... Talvez porque não tenha conseguido ainda fazer as escolhas certas... É sempre algo que me atormenta. Precisava de dias com 48 horas. E ainda assim, tenho a sensação que não chegava.

2013 espero que seja um ano diferente de 2012. Não pela austeridade ou pela conjuntura económica, mas especialmente pelas minhas escolhas. Algumas em que preciso pensar... Algumas consequências de sementes que plantei no ano passado... Veremos.

Hoje deixo uma receita que simboliza isto mesmo, este 'rumo precisa-se'. Cheguei a casa e tinha de fazer algo com dois peitos de frango. Podia ter ido à net inspirar-me, podia ter aberto um dos muitos livros de culinária cá de casa... Mas simplesmente apeteceu-me fazer algo sem guião.

Saiu assim... Gostámos muito. Talvez seja um bom presságio. Espero que sim...

__________________________

Peitos de frango recheados com cobertura de amêndoa

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- 2 peitos de frango (400 gr)

- 120 gr de queijo creme

- 2 hastes generosas de salsa

- 8 folhas de sálvia

- raspa de uma lima

- sal qb

- azeite qb

- 60 gr de amêndoa ralada grosseiramente

- 60 gr de pão ralado (usei espiga alho e salsa)

- 1 ovo


Preparação:

Limpe os peitos de frango de peles/gorduras. Abra ao meio (sem separar) e tempere de sal.

Numa tigela misture o queijo, a salsa picada e a raspa da lima. Divida ao meio a porção e recheie cada peito de frango. Adicione duas folhas de sálvia em cada peito. Feche-os e prenda com um palito, se for necessário.

Bata um ovo com um pouco de sal e passe cada peito por esta mistura. Passe de seguida por uma mistura de amêndoa e pão ralado. Volte a passar por ovo e novamente pela mistura de amêndoa e pão ralado. Repita a operação com o outro peito.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e as restantes folhas de sálvia e em lume muito brando passe cada lado dos peitos de frango apenas para alourar e segurar a cobertura. Retire e limpe apenas a frigideira de restos de azeite e pão ralado torrado.

Volte a colocar os peitos de frango dentro da frigideira. Baixe o forno para os 140º e coloque a frigideira no forno por 45 minutos.

Retire e deixe repousar a carne por 5 minutos.

Fatie o peito de frango com uma faca bem afiada para que a crosta não se separe da carne.


Nota: como acomanhamento sugiro legumes cozidos ao vapor e/ou esparregado.

__________________________

 

Comentários

  1. Como te percebo amiga ... 48h certamente não me chegaria também :)
    Temos de olhar em frente e lidar com serenidade com as nossas escolhas, sem medos .
    Vai correr tudo bem e o sucesso está aí à espeita , aceita-o! ( Bem mereces!!! )

    Beijinho bem grande e doce com votos de um Feliz 2013 !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Serenidade nao é das minhas maiores qualidades... Sou muito stressada e preocupada e sofro demasiado por antecipação... Veremos o que me espera... Um excelente 2013 para ti tambem amiga.

      Eliminar
  2. Esses peitos de frango ficaram uma maravilha, que apetitosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luísa são sem duvida fantásticos... Nuca pensei que resultasse tão bem :-)

      Eliminar
  3. Estão maravilhosos os peitos de frango! Adorei! Nunca fiz com recheio de queijo creme, mas deve ficar super apetitoso! Uma ideia para eu fazer! :)

    ResponderEliminar
  4. Fiquei bem húmidos e o queijo ajuda a manter essa humidade, sem exageros :-). Será para repetir muitas vezes :-) obrigado pela visita!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic