terça-feira, 6 de novembro de 2012

Plantar chá

Desde que me lembro tenho vasos espalhados por todo o lado.. Primeiro num apartamento minúsculo sem varandas, no parapeito da janela da sala. Agora numa varanda mais ampla que é partilhada pela sala e pelo quarto.

Se antes tudo se resumia a uma ou outra aromática, agora tenho três ou quatro variedades de chá, um loureiro, morangueiros, etc... Nem sempre precisamos de um terreno extenso para plantar umas coisitas. Ainda me lembro das diversas alfaces que colhi nos 9 meses de gravidez! Em dois vasos ínfimos!

Pois bem, aconselho vivamente a começarem por plantar aromáticas e alguns chás como Cidreira ou Lúcia-lima. São quase ervas bravias, que pouca manutenção querem... E garanto-vos que colhidas frescas fazem toda a diferença.

Quanto aos chás, porque não secá-los e oferecerem no Natal à família e amigos? Ou em saquinhos bordados à mão, ou reciclando embalagens?

O mote está lançado e cá por casa, desta vez, optou-se por apanhar erva príncipe do canteiro e oferecê-lo em molhinhos. Sim, porque há quem como eu utilize em chá (o melhor chá do mundo), mas são inúmeras as utilizações, doces e salgadas: caril, pana cota, licor, etc... E porque não juntarem um conjunto de receitas que levem esta erva? Ou oferecerem em conjunto com uma caneca bonita? É só deixar soltar a imaginação e adequar o presente ao seu orçamento e à pessoa a quem o pretende oferecer. Todos têm a ganhar!

Antes

Depois
________________________________

 

3 comentários:

  1. Tenho salsa, poejos e alfazema na varanda. Tentei coentros mas não resultou. Optimas ideias! bjks

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Ótima ideia, vou plantar umas mudas em casa.
    Adorei seu blog
    Até mais

    ResponderEliminar
  3. Excelente sugestão! Assim que arranjar mais um tempinho, vou-me dedicar aos meus canteiros dos aromas, que bem precisam. Já tenho limonete, hortelã, alecrim, cebolinho, salsa e coentros (que teimam em não crescer), malagueta, um dia desses preparo uns posts sobre esse assunto com umas fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar