quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Romãs

Talvez por ter nascido em pleno Outono, adoro todos os legumes e frutas desta época do ano. As romãs inclusive.

Não as considero a fruta mais versátil do mundo mas este ano ofereceram-me um carregamento delas e por isso, nos próximos tempos, vou partilhar convosco algumas sugestões.

Não sei se foi por me ter 'queixado' num post anterior da falta de sorte de não ter família com horta, mas este ano os amigos já me fizeram chegar, romãs, tangeras, limões, dióspiros e medronhos. Estou extasiada e ando com a inspiração nos píncaros! Muito obrigado a todos!

Quanto às romãs... Resolvi utilizá-las de uma forma diferente: numa gelatina e em gomas. A receita da gelatina fica para uma oportunidade futura.

Como hoje é noite de Halloween, resolvi deixar-vos um doce... Ou será uma travessura? A verdade é que são uma excelente forma de fazer uso das romãs que têm em excesso e com certeza uma forma saudável das crianças comerem fruta, desta vez em forma de gomas! Temos de ser inventivas, verdade? A minha ficou histérica! Nunca tinha feito gomas rosa, por isso, nem imaginam a reacção! Espero que os monstrinhos e zombies que vos batam hoje à porta gostem dos doces... Senão... Sai travessura com certeza!

_________________________________

Gomas de Romã

[faz cerca de 50]


Ingredientes:

- 220 gr de sumo de romã

- 35 gr de açúcar

- 35 gr de gelatina neutra em pó

- 90 gr de água


Preparação:

Coloque a gelatina em pó de molho na água (temperatura ambiente) cerca de 10 minutos.

Para fazer sumo de romã deve descascar umas 4 romãs (depende muito do tamanho) e colocar os grãos no copo da Bimby e programar 1 minuto, velocidade 9. Deve passar este sumo por um passador de rede fina.

Pese a quantidade que necessita e coloque no copo da Bimby junto com o açúcar (a quantidade de açúcar que coloco é referencial porque depende muito do gosto de cada um ou da própria doçura da fruta). Programe 4 minutos, 100º, velocidade 2. Quando o tempo estiver a finalizar, junte pela tampa a gelatina.

Distribua por forminhas próprias para gomas (ou em alternativa, covetes de gelo). E coloque no frio até prender.


Alternativa de Preparação:

Coloque a gelatina em pó de molho na água (temperatura ambiente) cerca de 10 minutos.

Para fazer sumo de romã deve descascar umas 4 romãs (depende muito do tamanho) e colocar os grãos num robot de cozinha e processar durante o tempo suficiente para reduzir a fruta a sumo. Passe este sumo por um passador de rede fina.

Pese a quantidade que necessita e coloque num tacho ao lume junto com o açúcar (a quantidade de açúcar que coloco é referencial porque depende muito do gosto de cada um ou da própria doçura da fruta). Não deixe esta mistura ferver, apenas aquecer o tempo suficiente para permitir derreter a gelatina que irá ser adicionada no final, já com o lume desligado.

Distribua por forminhas próprias para gomas (ou em alternativa, covetes de gelo). E coloque no frio até prender.


Nota: se quiser que fiquem o mais próximas possíveis das gomas de compra, passe por açúcar depois de já estarem sólidas.

__________________________________

 

1 comentário:

  1. Que bela sugestão! eu também gosto muito desta epoca e da fruta então! bjks

    ResponderEliminar