domingo, 28 de outubro de 2012

Iogurtes & Doce

Como já referi inúmeras vezes, os iogurtes que se comem diariamente são feitos cá por casa. Semanalmente sai sempre uma 'fornada' deles e tento sempre que sejam diferentes.

Mas quando entro em contra-relógio, opto por soluções rápidas. Só não vale comprar já feitos! Uma das minhas soluções de recurso é utilizar doces e compotas já feitas.

Esta receita que hoje publico foi um desses exemplos. Confesso que o resultado final foi amplamente elogiado. Ficamos fãs. Claro está que pode ser feito com outro doce da vossa preferência.

___________________________________

Iogurtes de meloa e laranja

[serve 8]

Ingredientes:

- 1 litro de leite meio-gordo

- 1 iogurte natural

- 150 gr + 8 colheres de chá de doce de meloa e laranja (receita AQUI)

- 50 gr de leite em pó


Preparação:

Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby (com excepção das 8 colheres de doce) e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Esterilize os copos de iogurte (pode programar um minuto no micro-ondas) e coloque uma colher de doce no fundo de cada copinho. Distribua o iogurte por cada um dos copos, tape e deixe fermentar por 8 a 10 horas em ambiente morno (abafe bem com uma manta polar).

Findo o tempo coloque no frigorifico.


Alternativa de Preparação:

Coloque o leite a ferver com o doce (reserve as 8 colheres de chá que são para colocar no fundo dos copinhos). Deixe arrefecer até estar morno, isto é, conseguir lá colocar um dedo. Adicione o leite em pó e o iogurte e misture bem.

Coloque o iogurte em copos esterilizados e abafe bem (coloque previamente uma colher de chá de doce no fundo de cada copinho). Pode consultar AQUI a melhor forma de fazer todo este processo.

Deixe fermentar por 8 a 10 horas em ambiente morno (abafe bem com uma manta polar).

Findo o tempo coloque no frigorifico.

_____________________________________

 

1 comentário:

  1. olá! não conhecia este blogue, vim aqui parar através da Lusitana, mas estou a gostar muito!
    Os iogurtes cá de casa também são feitos na bimby e os preferidos do filho e marido são os naturais açucarados com compota no fundo. Por acaso nunca experimentei a juntar o doce na mistura, mas parece-me boa ideia. Como já tentei fazer de morango e ficaram esquisitos (talharam) tenho tido algum receio de testar. Mas vou experimentar fazer assim e ver como corre. :)

    ResponderEliminar