Avançar para o conteúdo principal

Inspiração Japonesa...

Há dias em que simplesmente estamos inspirados para cozinhar… Nem sempre existe uma fonte de inspiração… Simplesmente acontece, como se de repente fizesse click e sabemos exactamente qual o rumo a seguir para chegarmos ao sabor que imaginamos na nossa cabeça.
Quando descongelei, numa destas manhãs, um lombo de salmão que tinha comprado recentemente, confesso que não tinha a menor ideia do destino que lhe ia dar… Eventualmente assá-lo, ou cobri-lo com broa… É o mais comum e durante a semana não há tempo para grandes improvisos.
Mas durante o dia a minha cabeça não parou de pensar no assunto e apetecia-me algo diferente… Não sabia bem como lá chegar mas, assim que cheguei a casa e abri o frigorífico soube de imediato o que fazer! É nestes momentos que a nossa memória gastronómica entra em acção e de imediato me lembrei do sabor agridoce de um frango com molho Teriyaki que tinha comido num restaurante de sushi… E lembrei-me que tinha comprado um frasco desse molho num destes dias numa loja gourmet!!!! E fez-se luz…
Pois bem, acho que foi das melhores refeições que já preparei e tive o prazer de servir… Rápida, fantástica e com certeza para repetir muitas vezes. Diria que é um daqueles pratos adequados a receber visitas. Sem grande esforço e que faz um brilharete.
Surpreendentemente o salmão assim cozinhado não ficou, nem demasiado seco, nem demasiado gorduroso. Ficou perfeito!

Para quem não conhece, o molho Teriyaki é um molho japonês ligeiramente adocicado, mas também com um toque picante. Acho um molho bastante suave e que se adapta perfeitamente a peixe e a carne de aves. Este molho pode ser feito em casa, mas também existe à venda nas áreas internacionais dos hipermercados ou em lojas especializadas em produtos gourmet e/ou asiáticos.
____________________________________

Salmão com molho Teriyaki e lima com pimentos
[serve 6 pessoas]


Ingredientes:
- um lombo de salmão com 1.5 kg
- 4 colheres de sopa de molho Teriyaki
- 1 colher de sopa de molho de soja
- sumo de ½ lima
- sal qb
- 2 pimentos
- 5 cebolinhas
- ½ lima cortada em quartos.

Preparação:
Misture numa tacinha o molho teriyaki e o molho de soja. Disponha o lombo de salmão num tabuleiro de forno (com a pele para baixo) e com um pincel de cozinha espalhe bem a mistura de molhos. Tempere com um pouco de sal e esprema o sumo de meia lima por cima do peixe.
Disponha em torno do peixe a restante lima cortada em quartos e os pimentos (usei um vermelho e uma laranja) cortados em pedaços pequenos.
Leve ao forno a 200º cerca de 20 minutos e programe mais 10 minutos na temperatura máxima.

Nota: Acompanhei este peixe com arroz exótico. O contraste entre o doce do molho teriyaki, o ácido da lima e o picante do arroz, é fantástico.
____________________________________

Comentários

  1. Olá

    Eu como adoro comida japonesa ia adorar este prato hummmm

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Esta-me a crescer agua na boca só de ler......hummmmm!!! Vou fazer.....

    ResponderEliminar
  3. Bemmmmm Eu sou suspeita pois adoro Salmão!!! Mas ficou-me debaixo de olho!!!
    :)
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito da refeição, ficou tudo com um delicioso aspecto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…