segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cerejinha...

O ano passado ofereci nos cabazes de Natal alguns licores Home Made, que é o mesmo que dizer, feitos por mim e pelo Mário. Um de especiarias e outro de ervas aromáticas do nosso jardim.
Este ano e porque a época das cerejas foi forte, resolvemos fazer ginjinha… Mas as ginjinhas que nos chegaram às mãos não estavam grande coisa e resolvemos utilizar cerejas.
Como era a primeira vez que fazia, confesso que pesquisei um pouco em alguns livros que tenho cá por casa, mas também pela Internet… Mas… A informação é tão variada, quanto contrária…
Se uns dizem para deixar as cerejas macerar primeiro com o açúcar e só depois juntar a aguardente 6 meses depois, outros dizem para juntar tudo ao mesmo tempo… Se umas fontes dizem para utilizar açúcar branco, outros dizem que fica melhor com amarelo… E ainda, uns dizem que deve ficar a repousar ao sol enquanto outros referem que deve ficar a repousar em ambiente fresco e escuro… Acho que nunca me tinha acontecido nada assim, pelo que resolvi actuar por instinto, como quase sempre faço, aliás…
Usei açúcar branco, misturei tudo de uma vez e coloquei a repousar dentro da garrafeira… Veremos se será aprovada em Dezembro pelos amigos e família que receberem no sapatinho a nossa cerejinha!
Obrigado Mário pela paciência de descaroçares as cerejas…

O resultado final só será fotografado por altura do Natal... Para já, um mês decorrido, sensivelmente, está com bom aspecto e com a cor característica da ginjinha.
________________________________________ 
Cerejinha
[ca. de 1 litro]


Ingredientes:
- 0,5 kg de cerejas (peso da polpa)
- 400 gr de açúcar
- 0,75 l de aguardente
- 2 cravinhos
- 2 estrelas de anis
- 2 paus de canela

Preparação:
Arranje as cerejas, remova o caroço e o pé e distribua por dois frascos/garrafas esterilizados (utilizei dois frascos de cevada). Distribua o açúcar por cada um deles (200 gr em cada), bem como as especiarias e a aguardente. Deixe macerar pelo menos 3 meses. Este licor estará bom para consumir, cerca de, 1 ano e meio após ter sido feito.
________________________________________

1 comentário: