domingo, 29 de julho de 2012

Fritos...

Quando perguntei á minha amiga Joana M. que petiscos queria que eu fizesse para o piquenique do fim-de-semana passado, ela disse-me, sem qualquer margem para excitação, PEIXINHOS DA HORTA!!!!
Confesso que fazer fritos não é a coisa que mais gosto de fazer, especialmente às 7:00 da manhã... Mas já que estava com a 'mão na massa' lembrei-me logo de outras coisas que poderia fazer para juntar ao menu do piquenique.
Uma das coisas que mais adoro é beringela frita. Sei que ali para os lados da terra do meu pai (Fundão) é uma receita algo comum e já que tinha uma no frigorífico... Normalmente passo só por farinha e ovo e frito em óleo/azeite bem quente. Mas como desta vez tinha a polme dos peixinhos da horta, acabei por passar cada rodela por esta mistura, acabando por ser uma surpresa mais do que positiva.
Outra das opções de que me lembrei foi fazer uns nuggets de frango. Como iriam lá estar crianças, achei por bem arranjar uma solução rápida, que se comesse facilmente e que fosse do agrado de todos, já que as pestinhas parece que nascem formatadas para todo o tipo de fast-food.
E por fim, lembrei-me dos casadinhos... Um petisco que comi pela primeira vez no restaurante Zé Varunca e que me deixou totalmente viciada. Simpaticamente o dono do restaurante explicou-me a simplicidade da receita que hoje repito algumas vezes em casa. Devo dizer-vos que é brutal!

______________________________________

Beringela Frita
 

Ingredientes:
- beringela qb (fiz apenas metade de uma)
- polme dos peixinhos da horta qb (receita AQUI)
- sal grosso qb
- óleo para fritar qb

Preparação:
Corte a beringela em rodelas com cerca de 0,5 cm e deixe repousar cerca de 15 minutos com um pouco de sal grosso por cima (para retirar algum amargor que algumas têm).
Retire a maior parte do sal e passe pelo polme retirando o excesso e frite em óleo bem quente. Escorra bem em papel absorvente.

______________________________________

Nuggets de frango

Ingredientes:
- bifes de frango qb (usei 3 bifes fininhos)
- sal qb
- alho em pó qb
- farinha qb
- 1 ovo
- farinha de milho qb
- óleo para fritar qb

Preparação:
Corte os bifes de frango em pedaços pequenos (para ser fácil de petiscar no piquenique) e tempere com sal fino e alho em pó a gosto. Passe por farinha e de seguida pelo ovo. Termine com farinha de milho, sacudindo bem o excesso.  Frite em óleo bem quente. Escorra bem em papel absorvente.
______________________________________

Casadinhos


Ingredientes:
- batata qb (usei apenas uma)
- rodelas de paio de porco preto qb
- farinha para panar qb
- 1 ovo
- óleo para fritar qb





Preparação:
Corte as batatas em rodelas bem finas tipo pala-pala (usei uma mandolina na posição mais estreita). Reserve. Corte rodelas bem finas de um paio de porco preto de boa qualidade. Entrecale cada rodela de paio entre duas rodelas de batata. Prenda com um palito.
Passe por farinha e por ovo e frite em óleo bem quente. Escorra bem em papel absorvente. Antes de servir remova os palitos.
______________________________________

4 comentários:

  1. ue delícia só comida gostosa,bom domingo beijos

    ResponderEliminar
  2. Luci para lá de gostosa... DI-VI-NAL! :-)

    ResponderEliminar
  3. ... Vou trazer uma de cada !!!!
    :P Só para provar!!!
    ehehehe
    O aspecto é muito bom!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Cris o aspecto e o sabor... Ficou tudo fantástico e muito guloso.

    ResponderEliminar