sábado, 9 de junho de 2012

Pêras e mais pêras...

O doce que mais gostam cá por casa é o doce de pêra. É ver-me no Natal a fazer doce de pêra em doses industriais para oferecer! Não há mãos a medir…

Nesta altura do campeonato deveria andar mais na onda do doce de morango ou de cereja, mas o que fazer quando mandamos o marido às compras, à Makro, e nos trás uma caixa de 20 e muitos quilos de pêra rocha??

Pois é… usamos as peras no que podemos e quando já não nos ocorre mais nada, fazemos doce.

Assim por assim, já que resolvi fazer doce de pêra, deixo aqui a receita do tão aplaudido doce. Espero que gostem.

A regra é: para 1 kg de fruta, ½ kg de açúcar e 4 dl de água. Para esta quantidade base, o tempo de cozedura é de cerca de 2 horas, em lume brando. Ajusto sempre as quantidade se quiser fazer com mais ou menos fruta, fazendo uma regra três simples.

_________________________________________

Doce de Pêra



Ingredientes:

- 310 gr de pêra rocha

- 150 gr de açúcar

- 1,2 dl de água

- ½ limão

- 1 pau de canela

- 2 flores de anis

- 1 vagem de baunilha*

- 1 cravo cabecinha

- 1 casca de laranja

* depois de retirar as sementes para outras sobremesas, costumo colocar o pau dentro do açucareiro para libertar aroma. É esse pau, já 'velho', que costumo utilizar pata este efeito. Ao ser cozinhado ainda liberta o aroma e algumas sementes escondidas.






Preparação:

Descasque a pêra e elimine o caroço. Corte em cubos e deite um pouco de sumo de limão por cima para que a fruta não oxide. Coloque todos os ingredientes num tacho e deixe cozinhar, em lume brando, até que o doce comece a fazer estrada. Outra forma de verificar o ponto do doce é tirar uma colherada para um pires. Segure no pires e vire-o ligeiramente e verifique se o doce está líquido ou se já tem tendência a prender. Se estiver líquido deixe apurar mais um pouco.



Nota: para esta quantidade demorou cerca de 25 minutos a atingir o ponto.

Não costumo fazer esta receita na Bimby, dado que a pêra, sendo muito madura, tem tendência a desfazer-se e por uma questão de gosto pessoal, gosto de sentir a fruta inteirinha no doce.

_________________________________________

 

3 comentários:

  1. O teu doce ficou com um aspecto mesmo bom!

    ResponderEliminar
  2. Não há um engano na dica Sónia? É meio kg de água ou açúcar? Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Vitoria obrigado ela tua atenção! Já corrigi, é açúcar claro! Obrigado!

    ResponderEliminar