sexta-feira, 11 de maio de 2012

Experiências com iogurtes

Pela primeira vez resolvi participar num passatempo da Bimby Portugal... Não que tenha expectativas de ganhar, mas porque é uma forma de orientar as minhas experiências para um objectivo em concreto.

A 17 de Maio comemora-se o dia do iogurte e cá por casa não há uma semana em que não se façam iogurtes. Sou fã da versatilidade deste alimento e desde que tenho Bimby não voltei a comer dos de compra... Controlo, assim, os níveis de açúcar, de fruta e de gordura que quero num iogurte, para além de serem 10 vezes mais baratos! Já fizeram contas ao dinheiro que deixam todos os meses no supermercado em iogurtes? É uma pequena fortuna...

Pois bem, desta vez resolvi fazer de caramelo e banana. Ficaram fantásticos! A receita é rápida e resula muito bem. Quem gostar de um sabor um pouco menos intenso a banana deve utilizar metade da quantidade que indico.

Boas experiências!

______________________________________________

Iogurtes de caramelo e banana (Banoffee)

[serve 8]


Ingredientes:

- 75 gr de açúcar mascavado

- 200 ml de natas

- 45 gr de banana

- 1 litro de leite meio gordo

- 1 iogurte natural

- 60 gr de leite em pó


Preparação:

Coloque o açúcar numa frigideira anti-aderente e deixe derreter em lume brando. Coloque as natas no copo da Bimby e programe 5 minutos, 90º, velocidade 1.

Adicione as natas lentamente ao caramelo (cuidado com os salpicos e eventuais queimaduras) e mexa até obter um creme homogéneo. Reserve e deixe arrefecer cerca de 15 minutos.

Coloque o leite e a banana no copo da Bimby e programe 1 minuto, velocidade 6. A meio do tempo verta pelo bocal da tampa o caramelo.

Adicione o iogurte e o leite em pó e programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Coloque o iogurte em copos esterilizados* e envolva numa manta polar e mantenha em ambiente quente* a fermentar durante 10 horas.

Findo o tempo, coloque no frio.


Alternativa de Preparação:

Coloque o açúcar numa frigideira anti-aderente e deixe derreter em lume brando. Ferva as natas.

Adicione as natas lentamente ao caramelo (cuidado com os salpicos e eventuais queimaduras) e mexa até obter um creme homogéneo. Reserve e deixe arrefecer cerca de 15 minutos ou até que esteja morno.

Coloque o leite e a banana num liquidificador e misture bem. A meio do tempo verta pelo bocal da tampa o caramelo.

Adicione o iogurte e o leite em pó e volte a misturar.

Coloque o iogurte em copos esterilizados* e envolva numa manta polar e mantenha em ambiente quente* a fermentar durante 10 horas.

Findo o tempo, coloque no frio.

* veja aqui as dicas para que a sua primeira experiência com iogurtes corra bem!

______________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário