terça-feira, 8 de maio de 2012

Cataplanas e pizzas...

Um dia fui a Londres e encontrei um restaurante em Soho onde se comia razoavelmente bem - O "Melanie"... Cozinheiro portuga, funcionários portugas e decoração portuga, ainda que o dono não o fosse... Achei caricato que um restaurante, dito italiano, tivesse cataplanas como decoração nas paredes (como podem ver na foto)... Mas era verdade... E se acham surreal, mais surreal era alguns clientes perguntarem se era naquelas cataplanas que faziam as pizzas... Não há palavras...

Pois bem, nós por cá gostamos muito das cataplanas, mas ainda não nos passou pela cabeça lá fazer pizzas... Por aqui vai-se alternando as cataplanas de frango, com as de bacalhau... Mas já andam na calha outros sabores, salgados e doces, quiçá... Mas pizzas, acho que vou continuar a fazer no forno... Quem não tiver cataplana, faz num tacho comum ou num de barro.

____________________________________________________

Cataplana de bacalhau com frutos do mar

[serve 4 pessoas]

Ingredientes:

- 4 postas de bacalhau

- 4 + 5 dentes de alho

- 2 cebolas grandes (300 gr + ou -)

- 1 kg de batatas

- 16 camarões

- 16 amêijoas

- 300 gr de tomate (6 + ou -)

- 2 colheres de sopa de polpa de tomate de compra

- 150 ml de vinho branco

- 1/4 pimento vermelho

- azeite qb

- sal qb

- segurelha qb

Preparação:

Corte o bacalhau em partes mais pequenas. Corte a cebola em rodelas e 4 dentes de alho em lâminas. Corte o pimento em tiras finas. Tire a pele ao tomate e corte em pedaços pequenos. Corte a batata em rodelas. Reserve tudo.

Numa cataplana coloque azeite, a cebola, o alho laminado e os 5 dentes de alho com casca. Coloque metade do tomate.

Por cima coloque o bacalhau e as batatas às rodelas temperadas com sal. Adicione o pimento vermelho, o camarão e as amêijoas. Coloque o restante tomate. Numa tigela misture o vinho com a polpa de tomate e azeite abundante. Regue toda a cataplana. Coloque a segurelha e feche a cataplana.

Deixe cozinhar em lume brando.

Nota: A comida feita na cataplana coze relativamente rápido. Vá verificando a cozedura enquanto apura.

____________________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário