quarta-feira, 11 de abril de 2012

Pato para celebrar a Páscoa

Como não gosto nem de borrego nem de cabrito, confesso que não gosto de os cozinhar... Por isso, desta vez, resolvi variar e servir pato. Apesar de também não gostar (irra que sou mais esquisita do que julgava) até aprecio cozinhar para a família, que é apreciadora. Digamos que é uma carne versátil, que se presta a alguma imaginação.

Além disso, ainda hoje se fala no pato servido no restaurante "Quinta do Ti'Alberto" em Vialonga (um bom restaurante) num belo dia de Páscoa... E confesso que fiquei com ciúmes!

Como andei a semana toda a ler o livro "Feito em Casa" da blogger Joana Roque (livro que por sinal recomendo porque vale a pena) confesso que me senti tentada com uma receita de pato com laranja, mel e molho de soja e resolvi fazê-lo, com as devidas adaptações aos sabores cá de casa. E não é que gostaram?!

__________________________________________________

Pato no forno

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 1 pato com cerca de 2 kg (com pele e arranjado para assar)

- 2 laranjas

- 2 colheres de sopa de molho de soja

- 2 colheres de sopa de mostarda

- 2 colheres de sopa de mel

- coentros qb

- 4 dentes de alho + uma cabeça de alhos

- 200 dl de vinho branco

- 12 cebolinhas

- Batata para assar qb

- sal qb

- azeite qb


Preparação:

No dia anterior colocar o pato numa marinada com o sumo de laranja.

No próprio dia esmague os dentes de alho, com o sal, o mel, a mostarda, coentros picados a gosto e o molho de soja e barre bem o pato. Coloque-o numa assadeira com um pouco de azeite e adicione a marinada e o vinho branco. Coloque as batatinhas em torno do pato (utilizei batatas pequenas com casca), as cebolas descascadas e a cabeça de alhos cortada ao meio. Rectifique os temperos e coloque no forno a 180 graus, regando para a carne não secar, cerca de uma hora. Aumente o forno para 200 graus e deixe ganhar cor e caramelizar um pouco. Sirva quente.

__________________________________________________

Baseado na receia de pato com laranja, mel e soja do livro "Feito em Casa" da Joana Roque.

____________________________________________________

 

Sem comentários:

Enviar um comentário