domingo, 15 de abril de 2012

Há dias felizes...

Este fim-de-semana o tempo esteve frio e chuvoso... Propício a ficar a preguiçar em casa. A Joana até deixou dormir mais uma horinha do que é habitual...

As compras de sábado de manhã a três, resumiram-se apenas a mim... A Joana e o pai foram para a piscina e eu fui sózinha à praça de Benfica. Que é basicamente o mesmo que deixar uma viciada em compras no meio do Colombo! :-) Adoro ver as bancadas cheias de cor e cheiros, de produtos sazonais, de oferta variada. A minha cabeça começa logo a fervilhar com ideias e com os menus para a semana.

Das compras que fiz destaco os 5 kg de morangos que comprei para fazer doces para o Natal... Começo cedo a tratar dos presentes que, de há dois anos a esta parte, são cabazes de produtos feitos por nós...

Depois de almoço, pus o doce de morango a fazer e lembrei-me que acompanhava maravilhosamente com uns scones... Daí a convidar uns amigos para lanchar foi só um passo. Ficaram fantásticos como sempre... Fizeram sucesso, uma vez mais!

_______________________________________________________

Os melhores scones do mundo

[faz 6 unidades]


Ingredientes:

- 200 gr de farinha para bolos

- 1/2 saqueta de Fermipan

- 1 colher de chá de sal (usei marinho, se usar outro reduza a quantidade)

- 30 gr de azeite

- 130 ml de leite meio gordo

- 30 gr de açúcar

- 2 cascas de limão/raspa de meio limão

- 50 gr de passas (opcional)


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Coloque a casca de limão no copo e dê dois golpes de turbo. Junte os restantes ingredientes no copo e programe 5 segundos, velocidade 3.

Coloque num tabuleiro coberto com um tapete de silicone (em alternativa pode utilizar papel vegetal) dividido em 6 porções. Utilize uma colher para o efeito, já que a massa é suposto ficar húmida e por isso não é moldável.

Leve ao forno por 25 minutos. Coma acompanhado de manteiga e/ou doce.


Alternativa de preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Junte todos os ingredientes num recipiente e envolva até incorporar todos os ingredientes. Não bata a massa.

Coloque num tabuleiro coberto com um tapete de silicone (em alternativa pode utilizar papel vegetal) dividido em 6 porções. Utilize uma colher para o efeito já que a massa é suposto ficar húmida e por isso não é moldável.

Leve ao forno por 25 minutos. Coma acompanhado de manteiga e/ou doce.

_______________________________________________________

Adaptada da receita de scones do site flagrante delicia.

_______________________________________________________

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário