Avançar para o conteúdo principal

.

Bolo de maçã com cerveja

Há uns anos comprei, na feira do livro, um livro com receitas de aspeto delicioso de onde apenas experimentei uma receita, um pudim de maçã. Este pudim fez sucesso num almoço de família. 

Não foi um livro que tivesse nos tops, mas confesso que tem receitas de encher o olho com a particularidade de serem receitas com uma redução brutal das quantidades de açúcar e algumas delas são hoje muito adequadas ao estilo de vida que adotamos cá por casa. 

O livro chama-se “Doce Equilíbrio”, de Gilberto Costa e Claudia Viegas. Esta receita que hoje partilho foi inspirada numa das receitas do livro. Ficou muito além do que esperava, e as expectativas já eram altas. As adaptações feitas resultaram bem e o bolo ficou doce qb, sem exageros. Para os mais guloso, ajustem em função dos gostos aí de casa, mas não deixem de experimentar. 





Bolo de maçã com cerveja

Ingredientes:
- 400 gr de maçã (usei reineta, granny smith e bravo esmolfe)
- 1 colher de chá de canela
- 4 ovos
- 30 gr de açúcar de coco
- raspa de 1 limão
- 90 gr de cerveja
- 10 gr de azeite extra virgem
- 120 gr de farinha de arroz
- 2 colheres de sopa de farinha de amêndoa
- 1 colher de chá de fermento para bolos
- 6 colheres de sopa de açúcar de coco + 3 colheres de sopa de água para o caramelo

Preparação:
Descasque as maçãs e com um instrumento próprio retire o caroço, mantendo-as inteiras. Distribua as maçãs na varoma e polvilhe com canela. 

Coloque 500 gr de água no copo da bimby e coloque a tampa. Encaixe a varoma e programe 12 minutos, varoma, velocidade 1. A maçã ficará cozinhada mas sem estar desfeita (veja a nota abaixo).

Prepare o caramelo. Coloque os ingredientes numa frigideira e assim que a água começar a evaporar e tenha um líquido mais xaroposo, desligue e reserve.

Numa forma retangular (20 x 24 cm) forre com papel vegetal e distribua a maçã cortada em gomos e distribua o caramelo por cima. Reserve. 

Pré-aqueça o forno a 180°.

No copo limpo, aplique a borboleta e bata 4 claras em castelo, 3 minutos, velocidade 3,5. Reserve.

No copo coloque 4 gemas e o açúcar e bata 1 minutos e 30 segundos, 37°, velocidade 3. 

Adicione a raspa de limão, a farinha de arroz, o fermento, a farinha de amêndoa, o azeite e a cerveja. Misture 30 segundos, velocidade 3.

Junte as claras batidas em castelo com movimentos suaves. Distribua a massa por cima da maçã e do caramelo. 

Leve ao forno por 40 minutos ou até que o bolo esteja cozinhado.

Nota: o objetivo de cozinhar as maçãs inteiras é que não cozam demasiado. Mas se preferir pode descascar e descaroçar e cozer a maçã já cortada em gomos, mas retire tempo à cozedura.

Comentários

  1. Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/10/bolo-de-maca.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro bolos assim com maça. o aspeto esta super tentador.
    Boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic