Avançar para o conteúdo principal

.

Panquecas de abóbora

Cá por casa fazemos panquecas com qualquer ingrediente, doce ou salgado. Embora as preferidas sejam as de banana e chocolate (em breve publico), sempre que podemos vamos experimentando outras variantes. 

Desta vez experimentamos com abóbora. Uma abóbora linda que o Nuno e a Claudia nos ofereceram e que tinha uma cor laranja e um perfume que só os produtos que foram bem cuidados têm. Uma delicia. Confesso que dou um valor enorme a estes presentes genuínos. Enchem-me a alma...

Num destes dias que tínhamos o forno ligado, aproveitamos para assar umas batatas doces e uns cubos de abóbora, polvilhados com canela. 

Foi desses cubos aromáticos e tenros, que depois guardamos no frigorífico para usar mais tarde, que tiramos a ideia destas panquecas.

Sabem a sonhos de abóbora. São saborosas, tenras e aromáticas. Sejam comidas simples, com um fio de mel ou regadas com chocolate negro derretido.








Panquecas de abóbora
[fez 16]

Ingredientes:
- 240 gr de abóbora assada (com canela se gostarem)
- 3 ovos (140 gr)
- raspa de 1 limão
- 50 gr de farinha de amêndoa
- 30 gr de farinha de aveia (sem glúten)
- 15 gr de farinha de coco
- 20 gr de mel
- 1 colher de chá de fermento para bolos

Preparação:
Misturar/bater bem os ovos com a abóbora assada e o mel. Juntar os restantes ingredientes e ligar bem. A massa não vai ficar muito líquida, porque a farinha de coco tem a particularidade de absorver muita água.

Numa frigideira antiaderente untada com um fio de azeite deite colheradas da massa e vá virando assim que a massa que fica em contacto com a frigideira o permitir.

Sirva simples, com um fio de mel ou com chocolate negro (> 70% de cacau) derretido no microondas. 


Comentários

  1. Tenho de experimentar essas panquecas.
    Gostei do aspeto que elas ficaram e devem ser mais saudáveis.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/01/farrapo-velho-minha-moda.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic