Avançar para o conteúdo principal

.

Salada de couve flor

Já vamos a meio de abril e o tempo bom teima em não aparecer. Esta semana o sol deu o ar da sua graça, mas parece que é sol de pouca dura. Já não se aguenta tanta chuva.

Enquanto a chuva e frio não voltam, publico esta sugestão de salada. Já começo a ter saudades de comida mais ligeira e fresca. E quem sabe não é o mote para o bom tempo vir para ficar.

Nesta salada usei, uma vez mais, a tão versátil couve flor. Desde que experimentei utilizá-la como base nas saladas, que não perco uma possibilidade de arranjar novas combinações.

Esta salada foi o nosso almoço num destes dias da semana. Simples, rápida e saborosa. É uma boa solucao para quando faltam ideias ou nos esquecemos de descongelar comida ou não temos conservas de atum ou cavala. É raro acontecer, mas acontece...

 
 
 
Salada de couve flor com chévre
[serve 2 pessoas]

Ingredientes:
- 1 couve flor pequena
- 1 batata doce média
- rúcula qb
- passas qb
- 1/4 pepino
- 10 tomates cherry
- 1 maçã vermelha
- 1/4 cebola roxa
- 2 rodelas generosas de queijo chévre
- sal, azeite e vinagre qb
- açúcar de coco para queimar (opcional)

Preparação:
Lave a batata doce e coloque-a a cozer num tacho com água e sal. Depois de cozida, retire a casca e corte-a em cubos largos. Deixe arrefecer.

Lave bem a couve flor e separe as folhas e caule, dos ramos. Num robot de cozinha ou utilizando um ralador, rale a couve flor e reserve. Nesta salada optei por utilizar crua, mas se preferir pode cozinhá-la ao vapor por 5 minutos e depois ralar. A couve flor tem um sabor bastante neutro, especialmente crua. Ela irá tomar o sabor dos restantes ingredientes e do tempero da salada.

Junte à base da salada (couve flor) a batata doce em cubos, o pepino cortado em meias luas, o tomate cortado ao meio, a maçã cortada em cubos, a cebola roxa picadinha, a rúcula e as passas pretas a gosto.

Finalize com as rodelas de queijo chévre que pode polvilhar com um pouco de açúcar de coco e queimar com um queimador próprio para leite creme.

No momento de servir, tempere com um pouco de sal, azeite e vinagre. Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic