Avançar para o conteúdo principal

.

Crumble de marmelo e maçã

Não é segredo o quanto adoro marmelos. Valem cada corte nos dedos a descascá-los ou a chatice de andar a limpar os bichos que normalmente habitam nos mais doces e biológicos.

Este ano foi um bom ano... Encontramos marmelos deliciosos e os amigos fizeram-nos chegar mais uns quantos. Só eles sabem o quanto me deixam os olhos a brilhar e o quanto lhes fico sempre agradecida! Porque gosto MESMO de marmelos. Obrigado Pedro!

E não me canso de dizer o quanto acho inconcebível que haja zonas do país em que os marmeleiros são utilizados para delimitar terrenos e a fruta caia podre no chão... Quando há quem pague 5€ o kg, se necessário for, para os comer!

Entre os assados que acompanhei com marmelos e castanhas e os doces e até um cheesecake (AQUI) saíram também estes crumbles reconfortantes. Este ano com uma cobertura adaptada ao nosso novo estilo de vida. Mas uma delicia. Servidos?






Crumble

Ingredientes:
- 3 marmelos
- 5 maçãs golden
- 125 gr de amoras silvestres (opcional)
- 2 colheres de sopa de mel
- 150 gr de amêndoa
- 50 gr de farinha de coco
- 50 gr de nozes
- 40 gr de xarope de tâmaras ou 5 a 6 tâmaras medjol
- 40 gr de óleo de coco
- 1 colher de sopa de canela em pó

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º.

Num robot de cozinha coloque a amêndoa, as nozes, a farinha de coco, o xarope de tâmaras, ou em alternativa, as tâmaras, o óleo de coco e a canela em pó. Processe até obter uma areia. Reserve.

Coloque água a ferver é assim que levantar fervura coloque os marmelos lavados, sem descascar. Deixe ferver 5 a 10 minutos, retire, deixe arrefecer e pele. Corte em 4 e elimine o caroço. Esta é a forma que encontrei para facilitar o processo de descascar que é tão chato.

Corte o marmelo em cubos mais pequenos. Descasque as maçãs, elimine os caroços e corte em cubos pequenos. Junte ao marmelo. Distribua por um pirex ou em pequenas taças de forno e adicione amoras (usei congeladas, pode não adicionar ou optar por passas, por exemplo). Finalize com a "areia" reservada e leve ao forno por 35 a 40 minutos. Se vir que o crumble começa a ficar muito escuro cubra com papel de alumínio.







Comentários

  1. Sabe tão bem estas sobremesas quentinhas neste frio.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/quiche-de-delicias-do-mar-e-salada-de.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic