sexta-feira, 9 de junho de 2017

Iogurte e abacate

Não sou bom cozinheiro, mas sempre adorei ver pratos perfeitamente preparados e como tal sempre que faço algo na cozinha, tento dar uma apresentação que esconda a minha falha gastronómica. 


Para mim as sobremesas são os pratos campeões no que diz respeito ao aspeto visual o que as torna muito apetecíveis, e me fazem ficar com vontade de comer algo… Sempre achei que comia mais com os olhos e é bem verdade.


Ter um regime alimentar que foge às regras e normas que nos incutem na nossa sociedade, faz com que qualquer prato confecionado por nós seja sempre algo que todos veem com desconfiança e que ninguém deseje.


Não há nada mais errado e tento provar isso mesmo com a sobremesa que resolvi fazer lá em casa, aproveitando todos os conhecimentos que vou absorvendo da minha Sónia, pois para mim culinária é a arte de conseguir juntar sabores e retirar deles experiências únicas que desejamos partilhar com todos, e como não faço a menor ideia de como ligar os sabores, aproveito-me da Sónia para conseguir entender o que liga com o quê…


Resolvi por isso ligar Abacate, iogurte grego morango e frutos secos, numa sobremesa fresca para os dias de verão. Espero que gostem…


 
 
 
 
 
Sobremesa de iogurte e abacate
[serve 2]

Ingredientes:

- 2 abacates maduros

- 1 a 2 colher de chá de mel

- 6 colheres de sopa de iogurte grego

- Pinhões qb

- Amêndoas palitadas qb

- Doce de morango e framboesa (ESTE)

- 2 Physalis

 

Preparação:

Retirar a polpa dos abacates para uma taça e esmagar com um garfo, juntando 1 ou 2 colheres de chá de mel. O mel deverá ser adicionado a gosto, mas não precisa de muita quantidade.


Numa taça de vidro, colocar metade da quantidade do abacate que acabámos de esmagar. Por cima em camada colocar 3 colheres de sopa de iogurte grego (sem açucar).

Por cima do iogurte grego colocar 1 colher de chá de doce de morango e framboesa.


Numa frigideira colocar os pinhões e as amêndoas palitadas e deixar alourar o suficiente para puxar pelo sabor destes frutos secos. Quando arrefecerem polvilhar a taça da sobremesa.


Por fim abrir a physallis e colocar a enfeitar a sobremesa. Dei um toque com um fio de mel por cima da physallis.

 

1 comentário: