quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sopa de beterraba

Uma das minhas tarefas diárias, se assim se pode chamar, é espreitar o que a blogosfera tem de novo. Gosto de saber como param as modas, inspirar-me, tirar ideias, conhecer novas técnicas.

O site http://www.cocooncooks.com é um dos que gosto de espreitar, com fotos lindas, com sabores interessantes e combinações deliciosas. Numa das minhas visitas vi uma sopa de beterraba com maçã reineta que me encheu o olho. Quando li a receita percebi perfeitamente que seria uma receita deliciosa. Mas sou incapaz de seguir uma receita até ao fim e só podia dar o meu toque pessoal.

Como sou muito tradicional, nos que às sopas diz respeito, apostei numa receita com sabores claros, onde consiga perceber o sabor da beterraba e da maçã e do iogurte grego... Deliberadamente optei por não adicionar as especiarias que constam da receita. 

Resultou uma sopa muito simples em que o doce da beterraba brinca com o ácido natural da maçã reineta. Gostamos muito. Até a princesa aprovou. Sem dúvida uma receita a repetir, até porque a beterraba é um daqueles super produtos fantásticos que devemos ter sempre à mão!

  
 

  
 

Sopa de beterraba e maçã reineta

Ingredientes:
- 3 beterrabas (260 gr)
- 2 maçãs reinetas pequenas (140 gr)
- 1 batata doce pequena (50 gr)
- 1 alho francês (50 gr)
- 2 dente de alho
- 1/2 cebola roxa
- 850 gr de água 
- azeite, sal, cebolinho e iogurte grego qb

Preparação:
Descasque todos os ingredientes e corte em pedaços mais pequenos. Cubra com água e tempere com um pouco de sal. 

Deixe cozinhar bem e reduza a puré. Junte um fio de azeite e retifique os temperos. 

Sirva quente com uma boa colherada de iogurte grego e cebolinho picado a gosto.

1 comentário: