Avançar para o conteúdo principal

.

O pequeno almoço mais simples

Hoje trago aquele pequeno almoço que sempre fazemos quando não há tempo, ou ideias ou imaginação. Não há nada mais simples e rápido. E que nos faça sentir mais enérgicos logo pela manhã.

Sim, ovos! Sim proteína! Sim fruta! Sim vegetais! Está lá tudo. Bom... Os frutos secos guardo-os para um ratinho que possa ter a meio da manhã ou da tarde e por isso não os adicionei ao pequeno almoço. Mas de resto... Não há desculpas. É só colocar uma frigideira ao lume, partir dois ovos lá para dentro, colocar num prato, adicionar queijo e presunto (sem aditivos), rúcula (eu tenho já lavada no frigorífico, seca e pronta a usar a qualquer momento) e dois morangos. Que podem ser outra fruta qualquer. 

Este presunto que tenho no prato foi comprado na Casa do Porco Preto em Aljezur. O dono vende  a carne que produz e o presunto tem apenas sal e carne. Está há meses no frio... Impecável... Delicioso... E sem corantes nem conservantes. 

Dá algum trabalho procurarmos os produtores, os melhores sítios onde podemos comprar comida de verdade, mas vale a pena, quer em termos de preço, quer em termos de qualidade dos produtos que adicionamos na nossa mesa. 

 
 
Pequeno almoço simples
[serve 2]

Ingredientes:
- 4 ovos biológicos
- 2 fatias de presunto
- 2 fatias de queijo
- 4 morangos (ou outra fruta da sua preferência)
- rúcula qb
- sal e azeite qb

Preparação:
Numa frigideira antiaderente adicione um fio de azeite e estrele os ovos com um pouco de sal. Distribua dois por cada prato.

Adicione as fatias de presunto de queijo e a rúcula.

Lave os morangos e finalize o prato com eles.

Bom apetite!

Comentários

  1. Esse pequeno almoço ficou com bom aspeto.
    Para mim só falta uma fatia de pão paleo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/almondegas-em-cama-de-legumes.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic