domingo, 16 de abril de 2017

Pequeno-almoço ou sobremesa?

Este espera-se que seja o primeiro de muitos posts. Depois de um longo período sem publicar, ou de publicar de forma muito pouco assídua, resolvi voltar. Com energias renovadas... Com o apoio e patrocínio (em forma de tempo livre) do Mario. 

O blog é o mesmo. Com a mesma cara. O mesmo tema. Mas quem escreve não é mais a mesma pessoa... Não só porque o blog passará a ser escrito por duas pessoas, mas porque a forma como passei/passamos a encarar a comida não voltará a ser a mesma, o que se irá reflectir na forma como escrevo/escrevemos sobre ela.
Para quem me seguia se calhar ficará desiludido... O meu lado otimista diz-me que talvez encontre alguns curiosos que me sigam durante mais algum tempo para ver o que de novo trarei... 

Desde o dia 1 de janeiro que abracei/abraçamos um estilo de vida paleo... Talvez tenha ouvido falar do conceito, talvez não. Mas tenciono falar mais aprofundadamente deste regime de hoje em diante. Mas posso dizer-lhe desde já que não é uma dieta da moda. Não há apenas um regime paleo e, se tivesse de resumir num parágrafo o que é comer paleo, posso dizer-lhe que é comer como antigamente: carne, peixe, ovos, fruta, vegetais e sementes. Esta é uma forma simples e redutora de o explicar, mas o foco deve ser este. Nada de processados, nada de Es, de corantes e conservantes. Falamos de comida de verdade!

A primeira pergunta costuma ser: então mas o que comes tu ao pequeno almoço? Bom, todos os dias como ovos. Outras vezes como ovos e uma taça maravilhosa cheia de coisas boas. Como esta que vos trago hoje. Sim, parece uma sobremesa. Mas esta é daquelas que pode comer ao pequeno-almoço. Sem açúcares refinados.

 
 
 


Taças de chia com manga e abacate
[fez 4 taças]

Ingredientes:
- 1 manga madura
- 1 abacate maduro
- 3 colheres de copa de chia
- 1 chávena/250 ml de leite de coco para hidratar (pode usar água, ou leite de amêndoa) 
- coco ralado e phisalis para enfeitar (opcional)

Preparação:
Num copo ou frasco junte o leite de coco (pode hidratar simplesmente com água ou leite de amêndoa) com as sementes de chia e durante 15 minutos não deixe de mexer. Se não mexer, as sementes juntam todas e não fica tão agradável. A ideia é que hidratem e fiquem soltas. Deixe repousar no frigorífico até ao dia seguinte.
Num robot de cozinha adicione a manga em pedaços com metade das sementes hidratadas. Processe até que fique bem ligado e distribua no fundo das taças. Passe por água o copo do robot e adicione as restantes sementes hidratadas com a polpa de um abacate. Processe e distribua por cima da mistura de manga.
Enfeite com coco ralado e phisalis ou com o que tiver à mão. 

Nesta receita optei por usar leite de coco feito em casa (em breve partilho a receita que é muito simples). Caso opte por leite de coco de compra, opte por um biológico ou cuja composição seja apenas coco, sem corantes e sem conservantes (sem Es). Em alternativa, hidrate apenas a chia com água.

Não aconselho a comer simplesmente estas taças. Um shot de fruta como este logo pela manhã fará subir os níveis de glicemia muito rapidamente e ao fim de uma hora estará novamente com fome. Coma acompanhado de uns ovos, ou de uma fatia de queijo. 



3 comentários:

  1. A apresentação e as fotos estão muito bonitas! Beijinhos

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  2. Abacate e manga dois frutos que adoro, um pequeno almoço delicioso.
    Ficou lindo.

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  3. Bonito e delicioso. Duas combinações vençedoras. Obrigada pela visita

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