Avançar para o conteúdo principal

.

Mais um pequeno almoço

Um dos grandes dilemas de quem quer começar a seguir um regime paleo é não saber o que comer ao pequeno almoço. A verdade é que o pão e leite com café está muito enraizado no pequeno almoço português... E é comum ficar-se perdido nos primeiros tempos... 

Para me facilitar a vida assumi que todos os dias como ovos, um dos produtos mais completos e que me dará a energia que preciso para uma manhã atarefada. Só varia a quantidade e a forma como os confecciono. E posso garantir que em 4 meses de alimentação paleo nunca repeti um pequeno almoço. 

O pequeno almoço sempre foi a minha refeição preferida. Mas quando o tempo está contado é sempre complicado ter inspiração a conta relógio. Sempre que posso preparo o máximo no dia anterior. Mas por vezes faço de improviso ao gosto do que tenho no frigorífico ou na fruteira. 

Num destes dias da semana fiz a sugestão que publico hoje. Descobri a técnica, que partilho hoje, na blogosfera e confesso que me facilita muito a vida. Não há tempo para fazer batata doce no forno demanha. Colocá-la na tosteira é muito pratico e acaba por tomar-me o tempo de estrelar o ovo e empratar.

 
 
 
Ovo estrelado com batata doce na tosteira
[serve 2]

Ingredientes:
- 2 ovos (ou mais)
- 1 batata doce
- 1 kiwi
- salada a gosto (usei alface e beterraba ralada)
- azeite e sal qb

Preparação:
Ligue a tosteira. Descasque a batata doce e corte longitudinalmente com cerca de 0,5 cm de espessura. Coloque na tosteira.

Coloque um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente e estrele os ovos. Tempere com sal. Descasque o kiwi e corte às fatias.

Coloque no prato a salada, o ovo a batata doce já cozinhada e temperada de sal e o kiwi. Aprecie...


Não precisa de complicar demanha, simplifique. Imagine as mil e uma formas de cozinhar ovos e acompanhe-os de salada ou de legumes cozidos que tenha cozido a mais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic