terça-feira, 18 de agosto de 2015

Marmita simplificada

Por aqui a palavra de ordem continua a ser descomplicar. E quando penso no que vou levar no dia seguinte na marmita, a minha escolha recai quase sempre naqueles pratos que normalmente a pequena não come e que eu e o Mário apreciamos – saladinhas diferentes, pratos ligeiros, mas que sabem bem para quebrar a rotina do dia-a-dia. No meu caso, que pouco sou apreciadora de carne e peixe, sabem-me ainda melhor porque raramente levam proteínas.

Desta vez aproveitei um pouco de abóbora biológica que comprei no mercado do Campo Pequeno e uns espinafres franceses que comprei ao produtor num fim-de-semana passado em Milfontes. A verdade é que me soube pela vida.

E continuo a achar que tomei a melhor decisão de sempre ao converter-me à marmita há uns anos atrás. Por mais tempo que acabe por despender na preparação destas refeições, a verdade é que a minha saúde agradece e sem dúvida a minha vontade de almoçar é sempre diferente. Acabou-se o comer em pé. O comer mal. O gastar dinheiro estupidamente em comida sem qualidade.

Agora só falta convencer a pequena a comer… Do alto dos seus 5 anos e meio detesta tudo o que seja diferente. Estou convencida que com o tempo os hábitos mudem e se deixe convencer por este tipo de alimentação mais equilibrada, sem extremismos, mas que sabe muito bem de quando em vez.

Espero que gostem! É um instante em quanto se prepara.

_______________________

Salada de Quinoa com abóbora e espinafres

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- 100 gr de quinoa real (pode usar branca ou mistura)

- 100 gr de abóbora

- 1 mão cheia de espinafres

- queijo curado qb

- pinhões qb

- orégãos frescos e hortelã qb

- azeitonas qb

- 0,5 dl de azeite

- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho

- sal, pimenta e cominhos em pó qb


Preparação:

Coza a quinoa conforme instruções da embalagem. Escorra e deixe arrefecer.

Pré-aqueça o forno a 200º. Corte a abóbora em cubos grandinhos e disponha num tabuleiro de forno polvilhada com um pouco de sal e cominhos em pó. Leve ao forno até estar cozinhada, mas al dente. Junte à quinoa.

Lave bem os espinafres e seque. Escolha as folhas mais tenras e junte-as à quinoa escorrida.

Corte uns cubos de queijo curado (pode usar, vaca, ovelha, cabra ou mistura) a gosto e junte à salada.

Adicione azeitonas a gosto, um pouco de pinhões, folhas de orégãos frescas e hortelã pimenta a gosto.

Faça a vinagrete misturando o azeite, o vinagre, um pouco de sal e pimenta acabada de moer. No momento de servir misture bem na salada. Bom apetite!

____________________

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Uma receita bem nutritiva e saborosa!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. bela saladinha! e uma óptima ideia para a marmita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar