domingo, 19 de abril de 2015

Utilizar claras

Estranhamente as últimas análises que fiz acusaram colesterol. Fiquei para morrer… Eu, senhora de análises com valores sempre abaixo do mínimo em todos os items, confesso que fiquei incrédula. Incrédula com os resultados e com o eventual impacto que terá na minha alimentação e rotina. Claro está que fiquei "doente" com a possibilidade de ter que ajustar a minha alimentação e isso só me deu ainda mais vontade de comer todas as porcarias e mais algumas… Até croissants, que é algo que não aprecio por aí além e ainda bem, porque está atolado em carradas de manteiga…

Claro que o Mário ainda teorizou que o facto de ter feito as análises no dia 26 de dezembro não terá sido uma ideia lá muito boa… Eu cá acho que, aos poucos, lá vou ter de cortar em algumas coisas. E evitar pensar em privações e dietas, que nestas coisas sou mil vezes pior que as crianças.

Por isso, para começar a semana resolvi fazer um bolo com poucas gorduras e feito à base de claras. Achei que talvez ficasse enfadonho, mas na verdade ficou bastante bom.

Esta é uma ótima forma de não me sentir assim tão mal e ao mesmo tempo aproveitar algumas claras que tenham pelo congelador.

___________________________

Bolo de claras


Ingredientes:

- 7 claras L

- 150 gr de açúcar (em pó)

- 80 gr de farinha Branca de Neve

- 1 colher de sobremesa de canela


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata as claras com um pouco de sal refinado. Assim que começarem a fazer picos macios vá juntando o açúcar colher a colher, deixando batendo bem entre cada uma delas. Está no ponto quando obtiver um castelo firme e brilhante. Junte a farinha com a canela peneiradas e adicione, aos poucos, às claras. Com o auxílio de uma espátula de silicone envolva em movimentos lentos de baixo para cima.

Verta o preparado para uma forma antiaderente de buraco (não unte). Garanta que não deixa espaços com ar, acamando bem cada colherada que deitar na forma.

Leve ao forno por 40 minutos.

Findo o tempo retire do forno e volte a forma de cabeça para baixo e assente o centro num copo/frasco voltado ao contrário até arrefecer por completo. Passe com uma faca à volta de todo o bolo e desenforme.

Este comi com lemon curd que tinha feito. Ainda que o sabor forte do creme anule um pouco o sabor do bolo, não deixa de ser uma mistura deliciosa. Nem preciso de dizer que o bolo é por si só delicioso mesmo assim.

_______________________

 

 

 

1 comentário:

  1. Já estive tentada a fazer um bolo desses mas depois fico sempre na dúvida do que fazer com as gemas...

    Ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos e uma boa semana
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/crinkles-de-laranja.html

    ResponderEliminar