quinta-feira, 9 de abril de 2015

Leite de soja

Se deixasse de comer tudo o que, por uma razão ou por outra, faz mal, diria que morreria à fome. Mas isso não significa que não me esforce por comer o mínimo de produtos manufaturados, ou não tenha preferência por produtos biológicos. Ainda que estas escolhas sejam muitas vezes também condicionadas pelos custos dos produtos ou pelo tempo disponível que temos para substituir os produtos de compra, por produtos feitos em casa.

Comecei desta forma para vos explicar a razão porque decidi fazer leite de soja em casa.

Em primeiro lugar porque o leite de soja de compra é manufaturado (com todos os corantes e conservantes). Em segundo lugar porque é caro. Em terceiro lugar porque detesto o sabor e o acho totalmente artificial. Em quarto lugar porque me cansei de ler que o leite de soja leva químicos (alguns referem lixivia) para que sejam brancos.

Faço leite de soja uma vez por semana, cerca de 2 litros. Demoro cerca de 10 minutos a fazê-lo. Adoro o sabor suave. E não tem corantes nem conservantes. Julgo que fiz a melhor opção para mim. Com certeza será bem mais natural.

Depois de ler muito sobre o tema em alguns sites estrangeiros, decidi fazer o leite de soja de uma forma ligeiramente diferente do que tenho lido.

Se experimentarem contem-me como correu, sim

______________________________

Leite de soja

[faz 2 litros]


Ingredientes:

- 2 l de água

- 100 gr de grãos de soja (preferencialmente biológicos)

- 35 gr de flocos de aveia

- 30 gr de açúcar amarelo (opcional)


Preparação:

Coloque os grãos de soja de molho entre 8 e 12 horas. Coloque os grãos, junto com a aveia, no copo da Bimby e adicione 1 litros de água. Processe 15 segundos velocidade 5. Findo o tempo, coe por um passador fininho tendo o cuidado de voltar a colocar no copo os resíduos de soja moídos (chama-se okara e podem utilizar para enriquecer bolos, fazer hambúrgueres, etc.). Volte a juntar mais 1 litro de água e a processar mais 15 segundos velocidade 5. Coe novamente. Junte o leite de soja coado ao copo da Bimby (limpo) e adicione o açúcar. Programe 35 minutos, 100º, velocidade 2. Findo o tempo, elimine com uma colher a espuma que ficou ao de cima e está pronto a utilizar. Reserve no frigorífico depois de frio.


Nota: Caso não tenha Bimby, pode utilizar outro robot de cozinha para moer o grão e os flocos de aveia.

______________________

 

 

 

 

6 comentários:

  1. Boa! Por acaso sou intolerante à lactose e só bebo bebida de soja. Nunca experimentei fazer em casa e alhor para este rico copinho e a ulgar pelos ingredientes e pela cor dá-me vontade de experimentar. Vou levar comigo a receita. Obrigado pela sugestão. Ficou a dica. ;)

    Beijinhos;

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aurea. Cá por casa todos bebemos soja, uns por opção, outros por intolerância à D. Vaca :-). Esta foi até hoje a versão que mais gostamos. Se experimentares conta sim?

      Um beijinho

      Eliminar
  2. Nunca pensei em fazer leite de soja em casa. Fiquei curiosa e com vontade de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara! Em primeiro obrigado por mais esta visita :-). Este leite de soja é bastante bom para quem transita do leite de vaca para o leite de soja porque não tem um sabor demasiado intenso a soja. Há já muita gente que opta por fazer o leite em casa, mas de todas as receitas que experimentei está foi mesmo a que mais gostei! Espero que goste!

      Eliminar
  3. olá
    Fiz esta receita, mas com temperatura de 100º, veio tudo por fora quando começou a ferver...
    Tirando isso ficou gostoso e saudável!
    Cumprimentos de uma escorpiã tb de 11 de novembro...
    Lozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lozinha faço esta receita todas as semanas há cerca de 1 ano e nunca veio para fora... Estranho... Não é suposto vir para fora. Atenção que os 2 litros de água acabam por traduzir-se em menos (cerca de 1,8l) depois de filtrar a soja e aveia. Será que obteve mais quantidade de líquido? Se voltar a experimentar, depois conte-me se voltou a acontecer porque nunca me aconteceu...

      É muito bom conhecer uma escorpião que ainda por cima faz anos no mesmo dia que eu :-). É rarissimo! Um beijinho grande e obrigado pela visita!

      Eliminar