Avançar para o conteúdo principal

.

Folar alentejano

Na minha família a tradição na Páscoa é o folar de carnes - mais precisamente ESTE. Num país que, não é muito maior do que uma ervilha, é fantástico ver as diferenças de região para região.

No que aos folares doces diz respeito, até ao ano passado, penso que nunca gostei de nenhum. Quase sempre pela mesma razão - a erva doce da qual não sou especial apreciadora. A juntar a isto, sempre achei estranhamente ridículo o facto de um folar doce ter um ovo cozido anexado... Nunca cheguei a perceber e honestamente qualquer argumento não me parece fazer particular sentido.

Quando o ano passado a vizinha do lado, em Milfontes, me fez chegar um folar alentejano acabadinho de sair do forno a lenha, confesso que aceitei por educação. Mas o cheirinho que emanava fez-me querer experimentar e em boa hora o fiz porque era delicioso! Uma das coisas que me recordo particularmente era que não sabia a erva doce e sabia intensamente a requeijão de cabra. Adorei! Especialmente comê-lo com uma bela fatia de queijo (combinação tão estranha quanto deliciosa).

O desafio do "Dia um... na cozinha" deste mês são exatamente os folares e resolvi experimentar... Não ficou tão bom, está claro... Não tinha o requeijão caseiro de cabra. Não tinha o forno a lenha. Mas tinha a vontade de que saísse bom. E saiu! Uma delicia!

___________________________

Folar alentejano


Ingredientes:

- 300 gr de farinha T65

- 1 colher de chá de sal

- 100 gr de água morna

- 5 gr de fermento de padeiro fresco

- 2 ovos M + 1 gema para pincelar

- 100 gr de açúcar

- 120 gr de requeijão (usei de ovelha porque não encontrei cabra)

- raspa de 1 laranja

- 1 colher de chá de canela

- 30 gr de banha + 30 gr de azeite


Preparação:

Dissolva o fermento na água morna e reserve. Misture

Junte o requeijão, os ovos, a banha, o azeite e o açúcar. Misture bem. Junte a canela e a raspa de laranja. Junte o fermento e a água e misture um pouco. Comece a juntar a farinha aos poucos. Amasse um pouco até obter uma massa elástica.

Coloque num recipiente e tape com um pouco de película aderente. Deixe levedar por 1 hora/1 hora e 30 minutos.

Pré-aqueca o forno a 180º.

Findo o tempo coloque numa bancada enfarinhada e amasse um pouco até que a massa não se cole aos dedos. Retire um pouco da massa e faça uma fitas para colocar por cima apenas para enfeitar.

Coloque num tabuleiro coberto com papel vegetal e polvilhe com açúcar.

Leve ao forno 40 minutos.. Nos primeiros e nos últimos 10 minutos destapado, no tempo restante coberto com um pouco de papel de alumínio para não ficar demasiado escuro.


Nota: se gosta do folar com ovo no topo, pode adicioná-lo antes de colocar no forno.

____________________

 

Comentários

  1. Gosto muito de folar aquecido com queijo ou manteiga.
    Ficou com bom aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dia-um-na-cozinha-folar-de-farinha-de.html

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto e cor deliciosos

    um beijinho e uma Santa e Feliz Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. Está mesmo bonito o teu folar :)
    Gosto muito! :)
    Com requeijão deve ser maravilhoso.
    Um beijinho e boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    Estou a pensar experimentar este folar, mas tenho uma dúvida, não será pouca quantidade de fermento?
    Origada *

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Sou de Cercal do Alentejo e queria experimentar esta receita, mas tenho uma dúvida. Diz que usou 5 gramas de fermento fresco. Não é pouco, não se enganou ? Obrigada

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic