sábado, 7 de março de 2015

Soja de chocolate

Quando comecei a fazer iogurte de soja confesso que não foi tarefa fácil. Estraguei inúmeras "fornadas". Os iogurtes não prendiam de todo… Experimentei usar leite de soja de compra, experimentei usar leite de soja feito em casa, experimentei três marcas diferentes de iogurtes de soja, experimentei fermentos para iogurte, experimentei usar três tipos diferentes de agar-agar, comprei uma iogurteira, enfim… Nada parecia resultar… Até que falei com um amigo virtual, que está ligado à Bimby, que teve a enorme amabilidade de me ligar e explicar tim-tim por tim-tim o que fazer.

Desde então já percebi que ou obtenho iogurtes líquidos, ou iogurtes tipo queijo. Mas estou contente. Porque pelo menos posso comer algo feito por mim, sem aquele sabor horrível dos iogurtes/leite de soja de compra.

Como já devem ter percebido ainda não me habituei grandemente à mudança dos lacticínios para a soja, mas já faço o meu próprio leite e iogurtes o que é uma grande evolução. Na verdade odeio o sabor do leite de soja de compra e depois do tanto que tenho lido sobre a adição de lixivia e outros produtos químicos para branquear o leite que duvido que me venha a interessar em comprá-los…

Existem inúmeras receitas de leite de soja na net mas aproveito para partilhar a minha. Faço assim: coloque 100 gr de grãos de soja a demolhar de um dia para o outro. Depois de demolhados escorro bem e esfrego com um pano para retirar o máximo de peles possíveis. Coloque no copo da Bimby e adiciono 1 litro de água. Processo 15 segundos, velocidade 7 e filtro com um passador de rede para um jarro. Volto a colocar a soja picada no copo da Bimby e adiciono 40 gr de aveia e mais 1 litro de água. Volto a processar 15 segundos, velocidade 7. Filtro com passador de rede para um jarro. Com o copo da Bimby limpo, volto a colocar o leite de soja obtido e adiciono 40 gr de açúcar. Programo 30 minutos, 100º, velocidade 1. A meio e no fim retiro com uma colher a espuma que se forma em cima. E está pronto. Se for usar em iogurtes, deixe arrefecer um poucos antes de usar.

________________________

Iogurtes de soja de chocolate

[fez 8 iogurtes]


Ingredientes:

- 1 litro de leite de soja

- 1 iogurte de soja natural

- 120 gr de chocolate de culinária (55% cacau)

- 45 gr de açúcar

- 50 gr de aveia

- 1 pacote de gelatina neutra


Preparação:

Coloque no copo da Bimby o chocolate, o açúcar e a aveia e dê 5 golpes de turbo. Adicione o pacote de gelatina neutra e o leite de soja e programe 7 minutos, 60º, velocidade 4. Findo o tempo, processe 20 seundos, velocidade 7.

Deixe arrefecer até aos 50º. Junte o iogurte e programe 5 minutos, 50º, velocidade 4. Distribua por copos de iogurte e deixe fermentar em local morno, abafado com uma manta polar cerca de 8 horas ou coloque pelo mesmo tempo numa iogurteira. Findo o tempo, coloque no frio para prender.


Alternativa de Preparação:

Num robot de cozinha moa o chocolate, o açúcar e a aveia. Reserve.

Num tacho coloque o leite a aquecer e assim que levantar fervura, desligue. Dissolva a gelatina num pouco de leite e adicione mexendo sempre. Adicione o chocolate, açúcar e aveia moídos. Misture bem.

Deixe arrefecer até aos 50º, isto é, até que consiga colocar um dedo dentro do leite sem se queimar. Junte o iogurte e misture bem. Distribua por copos de iogurte e deixe fermentar em local morno, abafado com uma manta polar cerca de 8 horas ou coloque pelo mesmo tempo numa iogurteira. Findo o tempo, coloque no frio para prender.

________________________

 

3 comentários:

  1. Não fazia ideia que faziam isso aos grãos de soja antes de obter o leite... :-(

    Gosto muito de leite de soja e de iogurtes de soja. O teu de chocolate ficou com um aspecto irresistivel.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/feliz-dia-da-mulher-bolo-de-mascarpone.html

    ResponderEliminar
  2. tem óptimo aspecto...sabe me dizer como fazer iogurtes naturais :)

    ResponderEliminar