Avançar para o conteúdo principal

Dia um... Na cozinha! - vegetariano

Depois de um interregno de dois meses, tinha de participar nesta edição do "Dia um... na cozinha! O tema é comida vegetariana e seria impensável faltar, eu que fui vegetariana durante bastantes anos e ainda hoje adoro este tipo de comida.

Gosto das texturas, das cores, dos aromas que normalmente se combinam com os vegetais. É uma forma de comer riquíssima e não quis deixar de dar o meu contributo.

Acabamos de testar estes hambúrgueres e posso garantir-vos que estavam deliciosos.

_________________________

Hambúrguer de lentilhas

[faz 4 hamburgueres]


Ingredientes:


Para o pão:

- 550 gr de farinha T65

- 100 gr de água

- 180 gr de leite

- 1 colher de chá de açúcar

- 1 colher de sopa de sal

- 1 colher e meia de chá de levedura seca

- 1 ovo M

- 30 gr de manteiga

- sementes de Sésamo qb


Para o hambúrguer:

- 350 gr de lentilhas cozidas e escorridas

- 100 gr de cenoura

- 100 gr de espinafres

- 1/2 alho francês

- 1/2 cebola

- azeite qb

- sal qb

- 100 gr de farinha de aveia + qb para moldar


Para o tzatziki:

- 4 iogurtes naturais

- 1 colher de chá de garam massala

- 1 colher de chá de sementes de mostarda

- sal qb

- 1 tomate pequeno

- 1/2 pepino


Preparação:

Comece pelo pão. Coloque o leite, a água e o açúcar e o fermento no copo da Bimby e programe 2 minutos, 37º, velocidade 2. Junte a farinha, o ovo e a manteiga derretida. Programe 2 minutos e meio, velocidade espiga. Retire a massa e deixe levedar por 1 hora. [Se não tiver Bimby, aqueça o leite com a água, não em demasia e dissolva o fermento e o açúcar. Junte os restantes ingredientes, excepto as sementes de Sésamo e amasse até obter uma massa homogénea.]

Forme 10 bolinhas e coloque num tabuleiro e leve ao forno a 40º para levedar um pouco mais (30 minutos). Findo o tempo aqueça o forno a 200º.

Pincele cada bolinha com um pouco de água e polvilhe com sementes de Sésamo a gosto. Leve o forno por 15 minutos ou até ficar cozido. Deixe arrefecer.

Para fazer o tzatziki comece por alourar as especiarias numa frigideira. Abra os iogurtes para dentro de um pano fino de algodão. Esprema até tirar todo o soro. Limpe o tomate de sementes e corte em cubos pequenos. Retire o máximo de água. Faça o mesmo ao pepino (limpo de casca e sementes). Junte ao iogurte, assim como as especiarias. Mexa bem e tempere com sal a gosto. Reserva no frio até ao momento de servir.

Faça os hambúrgueres. Rale a cenoura e pique a cebola e o alho francês. Junte numa frigideira com um fio de azeite e cozinhe até que estejam moles (8 minutos). Adicione os espinafres ripados e tempere.

Esmague as lentilhas com um garfo e junte ao preparado anterior. Junte a farinha de aveia (num robot de cozinha processei flocos de aveia até obter farinha). Dívida em quatro porções e com o auxílio de um pouco mais de farinha de aveia molde os hambúrgueres e coloque no frigorífico por 20 minutos.

Numa frigideira bem quente untada com um pouco de azeite passa os hambúrgueres até ficarem lourinhos.

Abra os pães de hambúrguer ao meio e coloque uma folhas de espinafres crus, o hambúrguer de lentilhas e molho tzatziki por cima. Delicie-se...


Nota: Estes pães de hambúrguer são ótimos e valem a pena ser feitos. Normalmente congelo-os e tenho sempre prontos a usar. Mas caso não queira ter trabalho, ou não tenha tempo, os que se vendem no Lidl são deliciosos também.

_________________________

 

 

 

 

Comentários

  1. E uma grande participação :) Adoro comida vegetariana e ficou uma excelente alternativa aos "normais"...
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  2. Está lindo este hambúrguer!
    Tem óptimo aspecto e dá fome só de o ver!
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Esse hamburguer ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/dia-um-na-cozinha-e-uma-refeicao.html

    ResponderEliminar
  4. Olá Sónia!
    Já guardei a receita :) ando à procura duma boa receita de hamburgueres vegetarianos e estes têm um excelente aspecto.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  5. Adorei estes hambúrgueres, na minha modesta opinião, muito melhores que os tradicionais
    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Um dois em um e qual deles o melhor.
    O pão ficou lindo e o hamburger uma delicia só de ver, imagino o paladar.

    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Mais um hamburguer para experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Que receita maravilhosa! Saborosa e saudável.

    ResponderEliminar
  9. Que delicia   Lindissima a foto parabens  

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…