segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Comida marroquina

Hoje trago uma receita de frango deliciosa. Cá por casa é uma das carnes que mais cozinhamos e ando sempre à procura de novas receitas para experimentar. As raízes desta receita são marroquinas e a inspiração veio dos limões de conservas que estão finalmente prontos a utilizar!

Há dois meses que esperava por eles e finalmente dei uso a uns poucos. Gostamos tanto que já começo a magicar ideias para os restantes que sobraram. Até porque depois do frasco aberto não podemos demorar muito tempo a utilizá-los e não conto deixá-los estragar.

A receita é simples e inspirada no mesmo livro – "O livro essencial da cozinha mediterrânica". Como é habitual, a ideia surgiu de lá mas pouco, ou muito pouco tem, a ver na sua versão final. Não quis, no entanto, deixar de partilhar a fonte de inspiração. É incrível o conjunto de receitas que são a transcrição da receita original do livro e que estão espalhadas pela blogosfera sem que sejam atribuídos os respetivos créditos… Mesmo não sendo sequer parecida, não podia deixar de referir a fonte.

___________________________

Frango no forno com limão de conserva e azeitonas

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- ½ frango do campo

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- ½ cubo de caldo de galinha

- 1 colher de chá bem cheia de Ras-el-Hanout*

- ½ colher de chá de canela em pó

- 1 mão cheia de azeitonas verdes

- 2 limões de conserva

- azeite qb

- farinha qb

- 1 folha de louro

- sal qb

- coentros qb


Preparação:

Aqueça o forno a 180º.

Tempere o frango, cortado em pedaços, com um pouco de sal e o Ras-el-Hanout e reserve (não exagere no sal porque o limão de conserva é apaladado assim como o caldo de galinha).

Numa frigideira coloque um pouco de azeite e aloure o frango passado previamente por um pouco de farinha. O objetivo não é panar o frango, mas retirar o excesso de água que possa ter e ajudar a alourar. Assim que todas as partes do frango estejam com uma cor dourada retire e adicione a cebola cortada em luas e os alhos laminados. Deixe alourar ligeiramente.

Adicione os pedaços de frango, as azeitonas, o limão de conserva, a canela em pó e o cubo de galinha diluído num pouco de água morna (usei cerca de 250 ml). Caso tenha caldo de galinha caseiro é sempre preferível…

Regue o frango e deixe levantar fervura. Coloque numa assadeira de forno, distribua o limão de conserva e leve ao forno por cerca de 45 minutos ou até verificar que a carne está cozinhada. Se o molho secar, junte um pouco mais de líquido.

Sirva polvilhado com coentros picados e acompanhe com um couscous bem aromático, se for fã.


* Nota 1: O ras-el-Hanout é uma mistura de especiarias marroquinas assim como o caril é uma mistura de especiarias indiana. Quero com isto dizer que cada fabricante, cada vendedor tem um ras-el-hanout diferente, dependendo da quantidade que coloca de cada. A verdade é que a base tem normalmente sal, cominhos, gengibre, açafrão, canela, pimenta branca, pimenta preta, pimenta de caiena, pimenta da Jamaica e cravinho, todos moídos, mas poderá ter uma mistura de mais de 100 outras especiarias. Podem consultar este blog onde falam sobre o tema e onde podem adquirir - http://flordetavira.blogspot.pt/2010/10/ras-el-hanout-mistura-de-ervas-e_27.html. O meu ras-el-hanout trouxe-me um amigo das praças coloridas de Marrocos.

Nota 2: Para quem não quer comprar, pode simplesmente substituir por uma colher de chá de mistura de gengibre em pó e açafrão.

______________________

Receita inspirada no livro "O livro essencial da cozinha mediterrânica".

______________________

 

9 comentários:

  1. Que aspeto fantástico. Deve ter ficado uma refeição muito aromática e saborosa!!!.
    Gostei muito da sugestão e da apresentação.
    Resto de boa semana.
    Nel

    ResponderEliminar
  2. Taooo boooom!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que delicioso aspeto, até já tenho fome...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Frango é mesmo o tipo de carne que mais consumimos e mais gostamos, que excelente sugestão!

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa, não conhecia essa mistura de especiarias marroquina, nem os limões em conserva!
    O aspecto é delicioso!

    ResponderEliminar
  6. que frango mais apetitoso, adorei mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Adoro experimentar coisas novas.
    Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/quinze-dias-com-james-martin-e-peixe.html

    ResponderEliminar