quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Bacalhau confitado

Confitar parece um termo complicado, mas na verdade é simplesmente um nome pomposo para uma técnica de cozinhar que para mim só tem de desvantagem a morosidade. É basicamente cozer com recurso a uma gordura, neste caso, o azeite. Como o objetivo é cozer e não fritar, vai cozinhar o bacalhau a baixa temperatura e por isso demora cerca de 1 hora, hora e meia.

Resolvi experimentar pela primeira vez e gostei. Gostei porque ficou suculento e com um aroma delicioso aos temperos que adicionei ao azeite. Fiquei fã. Claro que não é algo para fazer na correria do dia-a-dia, mas sem duvida para fazer num daqueles dias preguiçosos em que adoro cozinhar a desejo...

Se não lhe apetecer esperar tanto tempo para servir o jantar, pode simplesmente assar o bacalhau na grelha ou no forno e proceder com o resto da receita. A mistura do feijão verde com o ovo escalfado e o bacalhau é fantástico. Regue tudo com azeite aromatizado.

______________________

Bacalhau confitado com feijão-verde e ovo escalfado

[serve 2 pessoas]


Ingredientes:

- 2 postas de bacalhau demolhadas

- feijão-verde qb

- 2 ovos

- casca de meia laranja

- 1 folha de louro

- 2 + 2 dentes de alho

- 3 ou 4 grãos de pimenta

- sal qb

- azeite qb


Preparação:

Elimine a pele ao bacalhau e abra as postas ao meio de maneira a tirar a espinha do meio. Num tachinho coloque os lombos de bacalhau e adicione azeite até meio das postas. Junte a casca de laranja, dois dentes de alho com a pele, a folha de louro e os grãos de pimenta.

Leve ao lume mínimo de maneira a que nunca levante fervura e vá cozinhando em lume muito brando cerca de 1 hora ou até que os lombos de separem bem. Reserve.

Coza o feijão-verde (usei uma mistura de vagens de feijão catarino e vagens de feijão roxo) até que fique al dente. Reserve.

Numa frigideira pique os restantes dentes de alho e junte um fio de azeite. Salteie o feijão-verde. Reserve.

Coloque água a ferver temperada de sal e assim que levantar fervura escalfe dois ovos até que estejam no ponto que deseja. Eu cozi apenas uns 3 a 4 minutos, o suficiente para a clara cozer e a gema ficar líquida.

Num prato de servir, coloque o feijão verde salteado, os lombos de bacalhau separados e o ovo escalfado. Regue tudo com o azeite que utilizou para confitar o bacalhau.

________________________

 

7 comentários:

  1. Gosto tanto de bacalhau confitado! Sim, não é uma receita que possamos fazer no dia-a-dia, pela sua morosidade. Mas o sabor e a textura ficam completamente diferentes e se a gordura for aromatizada, tal como fizeste, tanto melhor. Perfeito. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Nunca provei!!! Mas deve ser optimo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante do aspecto, eu adoro o bacalhau assim!

    ResponderEliminar
  4. hummmmm tão bom Sónia ! Eu também adoro ...
    Beijinho doce e bom resto de semana

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente sugestão gourmet para os dias especiais. Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Ficou com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/almondegas-recheadas.html

    ResponderEliminar
  7. é uma técnica que nunca utilizei, pelo gasto enorme de azeite e pelo tempo quase absurdo da cozedura. Mas realmente já fui tentada e agora novamente porque tem óptimo aspecto e deve ficar com um sabor espectacular! :)

    ResponderEliminar