domingo, 21 de setembro de 2014

Iogurte laranja

Não, não são iogurtes de laranja. São iogurtes cor-de-laranja!

Adoro batata-doce e ainda que seja um produto que associo muito mais ao Outono, na verdade vou comprando batata-doce ao longo do ano para ir matando saudades.

Num destes dias, comprei uma batata doce com polpa cor de laranja e se metade deu lugar a uma salada fantástica, a outra metade acabou por resultar neste iogurte delicioso. E como já há muito que não trazia uma receita de iogurte ao blog, achei que esta seria a altura ideal…

Resolvi juntar a esta batata-doce uma ameixa vermelha e um pêssego amarelo e acabou por resultar numa polpa de fruta bem laranja e deliciosa. Só experimentando conseguem perceber o quanto a mistura resultou.

Por aqui ainda é verão e esta cor fantástica faz-me lembrar isso mesmo, mesmo que já esteja a trabalhar e estes sejam os primeiros iogurtes que vou levar na marmita na primeira semana de trabalho. Espero que me tragam a força necessária para entrar com o pé-direito, cheia de energia!

_________________________

Iogurte laranja

[fez 8 iogurtes]


Ingredientes:

- 1 litro de leite meio gordo

- 1 iogurte natural

- 30 gr de leite em pó

- 80 gr + 20 gr de açúcar

- ½ batata doce cozida (120 gr de polpa)

- 1 pêssego + 1 ameixa (150 gr de polpa)


Preparação:

Coloque no copo da Bimby a batata doce cortada em cubos, o pêssego e a ameixa descascadas e cortadas em pedaços. Junte 80 gr de açúcar e pique 3 segundos, velocidade 5. Com uma espátula baixe os resíduos e programe 5 minutos, 90º, velocidade 2. Retire para uma taça e deixe arrefecer.

Sem necessitar de lavar o copo, junte 120 gr da polpa de fruta e batata que acabou de fazer, o leite, o iogurte, o leite em pó e 20 gr de açúcar. Programe 4 minutos, 50º, velocidade 4.

Distribua o iogurte por frascos de iogurte esterilizados e abafe bem com uma manta polar durante cerca de 12 horas.

Depois de estarem sólidos coloque os iogurtes no frigorífico e distribua a polpa de fruta e batata reservados por cada copinho.


Alternativa de preparação:

Coloque a batata doce cortada em cubos, o pêssego e a ameixa descascadas e cortadas em pedaços e 80 gr de açúcar num robot de cozinha e desfaça. Se preferir, use a varinha mágica. Coloque esta polpa num tachinho e leve ao lume até começar a fervilhar. Assim que levante fervura, retire para uma taça e deixe arrefecer.

Sem necessitar de lavar o tacho, junte 120 gr da polpa de fruta e batata que acabou de fazer, o leite, o iogurte, o leite em pó e 20 gr de açúcar. Deixe aquecer até que sinta que o líquido está morno, isto é, se colocar um dedo dentro do líquido sente quente mas não ao ponto de ter de retirar por estar a queimar.

Distribua o iogurte por frascos de iogurte esterilizados e abafe bem com uma manta polar durante cerca de 12 horas.

Depois de estarem sólidos coloque os iogurtes no frigorífico e distribua a polpa de fruta e batata reservados por cada copinho.

______________________

 

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Olá,

    Ficaram com um aspecto maravilhoso.

    Cá também se fazem iogurtes caseiros.

    Beijinhos,

    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro iogurte caseiro, esse tem um aspecto delicioso, adorei
    a maneira que vc preparou.

    Bjs

    ResponderEliminar