quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A melhor salada do mundo

Há saladas que saem de um improviso, com os ingredientes que há no frigorífico. Um improviso para salvar uma refeição em que nos esquecemos de descongelar comida. Uma mescla de sabores em harmonia, ligados por um molho de iogurte aromático, uma simples vinagrete, uma boa maionese caseira. Et voilá, refeição superada.

Mas há também saladas pensadas, em que andamos a magicar nelas dias e dias a fio, a ponderar que sabores casam bem. Sabores que já sabemos de cor antes mesmo de os experimentar. Que nos fazem salivar enquanto a colocamos na saladeira, camada por camada. Que nos inebria os sentidos e nos abre o apetite.

Esta salada calha nesta segunda opção.

Fez sucesso cá por casa ainda não estava na mesa. O aroma a caril e a figos caramelizados faziam adivinhar o manjar dos deuses. Um bom parmesão deu o toque final. Experimentem se ousarem e digam-me o que acharam, sim?

_______________________

Salada de frango com caril e figos


Ingredientes:

- Alface qb

- Figos qb

- Pão em cubos qb

- Dentes de alho qb

- Lascas de parmesão qb

- 2 bifes de frango

- 2 colheres de chá de iogurte natural

- 1 colher de chá de caril

- 1 colher de chá de curcuma (açafrão)

- ½ colher de chá de garam massala

- ½ colher de chá de alho em pó

- Sal qb

- Azeite qb

- Vinagre balsâmico qb


Preparação:

Faça uma pasta com o iogurte, sal a gosto, alho em pó, caril, curcuma e garam massala. Barre os dois bifes de frango e deixe descansar cerca de 15, 20 minutos para absorver os sabores.

Numa frigideira antiaderente coloque azeite e dentes de alho laminados a gosto. Corte o pão em cubos e salteie no azeite aromatizado com alho. Retire os croutons quando estiverem lourinhos e tiverem absorvido a maior parte do azeite. Retire também os alhos para não torrarem demasiado. Reserve.

Na mesma frigideira passe os figos cortados em quatro, só o suficiente para caramelizarem ligeiramente. Reserve.

Junte um pouco mais de azeite e aloure os bifes de frango.

Monte a salada. Disponha a alface bem seca na travessa/saladeira. Coloque por cima os croutons caseiros e os dentes de alho, os figos e os bifes de frango inteiros ou cortados em tiras como preferir. Com um cortados de batatas corte lascas de parmesão e disponha por cima da salada.

À parte faça um vinagrete com azeite, vinagre balsâmico (que liga lindamente com os figos) e um pouco de sal e sirva à parte.

___________________

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Não sei se é a melhor, mas que tem excelente aspecto isso é verdade! Adorei :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei os temperos do frango são perfeitos e os figos caramelizados são uma delicia
    Ficou uma salada linda e acredito que uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar