Avançar para o conteúdo principal

.

1ª aniversario "Dia um... Na cozinha."

Os dias voam e este mês, confesso, nem dei conta de ele passar. As prioridades foram mais que muitas, com claro prejuízo para as restantes coisas que adoro fazer e que tiveram de ficar em standby… Fui menos vezes à ginástica, publiquei menos no blog, não peguei no livro que estava a ler, pouco cozinhei… Enfim, seria bom, que no mínimo, não se repetisse muitas vezes os meses assim… Mas...

Tal maneira o mês foi absorvente que até ao ultimo minuto pensei que não conseguisse participar no 1ª aniversário do "Dia um… Na cozinha!"

Na verdade, há falta de tempo juntou-se o facto de não me apetecer cozinhar e não me apetecer comer… Este mês que passou, ao final de 20 anos a negar, acabei por me deixar convencer da necessidade de por aparelho nos dentes... Para além de parecer uma adolescente, entrei em dieta forçada. Tenho já saudades de trincar, petiscar, comer à séria, coisas diferentes de sopas passadas, iogurtes e pouco mais. A operação bikini este ano está sem duvida simplificada...

Mas, apesar das adversidades, cá estou eu, neste dia da criança, com um brownie delicioso, feito a 4 mãos, enfeitado ao gosto da criança cá de casa. Um brownie apto para crianças, com pouco açúcar, feito com curgete, com pouca gordura, mas ainda assim, não menos delicioso. Porque é importante percebermos a necessidade de usar o açúcar moderadamente. Porque é importante que as nossas crianças cresçam o menos sujeitas possíveis a coisas que lhes façam mal.

Um ano depois, cá estou eu a cantar os parabéns e a desejar que venham muitos mais aniversários. É realmente muito giro, uma vez por mês, vermos a blogosfera preenchida com tanta coisa boa, tanta inspiração, tudo dentro de um mesmo tema. Realmente só demonstra que nem tudo está inventado e este grupo contribui e muito para a nossa inspiração. Obrigado a todos que o começaram. Obrigado por me terem integrado. Obrigado por aguçarem e alimentarem a minha inspiração.

_______________________

Brownies para crianças


Ingredientes:

- 1 curgete (200 gr ralada)

- 4 ovos M

- 1 iogurte natural

- 50 gr de Becel líquida

- 60 gr de mel

- 60 gr de açúcar amarelo

- 100 gr de chocolate para culinária

- 100 gr de chocolate negro

- 200 gr de farinha para bolos (usei Branca de Neve)

- 1 colher de café de fermento para bolos

- 8 quadrados de chocolate branco para enfeitar

- confetis coloridos


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º.

Coloque a curgete descascada e sem as sementes no copo da Bimby e processe 3 segundos, velocidade 5. Reserve.

Coloque no copo os ovos, o iogurte natural, o mel e o açúcar e programe 2 minutos, 37º, velocidade 3.

Num recipiente coloque os chocolates em pedaços e a Becel e leve ao micro-ondas a derreter (se preferir derreta em banho-maria). Vá vigiando e mexendo para que não passe o ponto.

Com a Bimby em funcionamento na velocidade 3, junte o chocolate derretido pelo bocal. Adicione a curgete reservada.

Junte a farinha e o fermento peneirados e misture bem em movimentos de cima para baixo, sem bater.

Unte um tabuleiro de forno (21 x 24 cm) e forre com papel vegetal. Verta a massa e leve ao forno por 20 minutos.

Deixe arrefecer. Depois de frio, derreta o chocolate branco, espalhe a gosto por cima do bolo e polvilhe com confetis a gosto. Deixe esta tarefa para as crianças, elas adoram participar.


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º.

Rale a curgete e reserve.

Bata os ovos, o iogurte natural, o mel e o açúcar até obter um creme esbranquiçado homogéneo.

Num recipiente coloque os chocolates em pedaços e a Becel e leve ao micro-ondas a derreter (se preferir derreta em banho-maria). Vá vigiando e mexendo para que não passe o ponto.

Junte o chocolate derretido em fio ao creme de ovos, mexendo sempre. Adicione a curgete reservada.

Junte a farinha e o fermento peneirados e misture bem em movimentos de cima para baixo, sem bater.

Unte um tabuleiro de forno (21 x 24 cm) e forre com papel vegetal. Verta a massa e leve ao forno por 20 minutos.

Deixe arrefecer. Depois de frio, derreta o chocolate branco, espalhe a gosto por cima do bolo e polvilhe com confetis a gosto. Deixe esta tarefa para as crianças, elas adoram participar.

_____________________

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Que brownies maravilhosos e gulosos.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  2. Ricos e deliciosos :) Adorei a cobertura, uma perdição!
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  3. Estão lindos, e ficaram mesmo bem decorados!

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosos, e sem duvida muito equilibrados . parabéns!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Lindos :)
    E com curgete!!! Adoro!
    Perfeitos e menos pecaminosos :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosos à vista e devem ser maravilhosos na boca!

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Ficaram húmidos mesmo como eu gosto. Perfeitos. =D ;)
    Beijinhos. :*

    ResponderEliminar
  8. E olha que ficou um brownie muito festivo! Denso e húmido deve estar uma delícia!
    Espero que tenhas conseguido comer um bocadinho...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu diria mais Brownies para miudos e graudos.... lindos :)

    Ana Matos
    Dona Delicia - Atelier de Sabores

    ResponderEliminar
  10. O tempo passa rápido sim e nem damos por ele, mas damos com certeza pela presença deste teu brownie lindo e que deve ser extraordinariamente delicioso!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Lindos! Adorei a cobertura, ficaram um miminho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    Espero que essa tormenta do aparelho passe depressa, eu felizmente não sofri desse mal.
    O teu brownie fiocu um mimo, mesmo muito bonito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Lindos e gulosos com uma textura húmida, e festivos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. A tua filha está feita artista! Que bom!!!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Olá Sónia!
    É bem verdade que o tempo passa a correr e devido às prioridades impostas, acabamos por deixar de lado outras coisas que gostamos de fazer.
    Quanto aos teus brownies, não tenho palavras, uma apresentação fantástica, ficaram lindos e naõ tenho qualquer dúvida que são delicios. Só não posso concordar com o nome, pois eu sou adulto e derretia-me por provar os teus brownies. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. Sónia,
    como sempre, nos honras com a tua presença e carinho nas generosas participações mês após mês. Mais uma vez nos trouxeste uns quadradinhos gulosos e coloridos, irresistíveis para todos.
    Obrigada por estares no grupo e nos ajudares a fazer dele aquilo que hoje é.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Lindos e deliciosos!!

    Bjs

    http://aalfacinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Heya i am for the primary time here. I found this board and I to find It
    really useful & it helped me out much. I am hoping to provide something again and aid others like you aided
    me.

    Look into my website ... witch craft spells

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic