Avançar para o conteúdo principal

.

1ª aniversario "Dia um... Na cozinha."

Os dias voam e este mês, confesso, nem dei conta de ele passar. As prioridades foram mais que muitas, com claro prejuízo para as restantes coisas que adoro fazer e que tiveram de ficar em standby… Fui menos vezes à ginástica, publiquei menos no blog, não peguei no livro que estava a ler, pouco cozinhei… Enfim, seria bom, que no mínimo, não se repetisse muitas vezes os meses assim… Mas...

Tal maneira o mês foi absorvente que até ao ultimo minuto pensei que não conseguisse participar no 1ª aniversário do "Dia um… Na cozinha!"

Na verdade, há falta de tempo juntou-se o facto de não me apetecer cozinhar e não me apetecer comer… Este mês que passou, ao final de 20 anos a negar, acabei por me deixar convencer da necessidade de por aparelho nos dentes... Para além de parecer uma adolescente, entrei em dieta forçada. Tenho já saudades de trincar, petiscar, comer à séria, coisas diferentes de sopas passadas, iogurtes e pouco mais. A operação bikini este ano está sem duvida simplificada...

Mas, apesar das adversidades, cá estou eu, neste dia da criança, com um brownie delicioso, feito a 4 mãos, enfeitado ao gosto da criança cá de casa. Um brownie apto para crianças, com pouco açúcar, feito com curgete, com pouca gordura, mas ainda assim, não menos delicioso. Porque é importante percebermos a necessidade de usar o açúcar moderadamente. Porque é importante que as nossas crianças cresçam o menos sujeitas possíveis a coisas que lhes façam mal.

Um ano depois, cá estou eu a cantar os parabéns e a desejar que venham muitos mais aniversários. É realmente muito giro, uma vez por mês, vermos a blogosfera preenchida com tanta coisa boa, tanta inspiração, tudo dentro de um mesmo tema. Realmente só demonstra que nem tudo está inventado e este grupo contribui e muito para a nossa inspiração. Obrigado a todos que o começaram. Obrigado por me terem integrado. Obrigado por aguçarem e alimentarem a minha inspiração.

_______________________

Brownies para crianças


Ingredientes:

- 1 curgete (200 gr ralada)

- 4 ovos M

- 1 iogurte natural

- 50 gr de Becel líquida

- 60 gr de mel

- 60 gr de açúcar amarelo

- 100 gr de chocolate para culinária

- 100 gr de chocolate negro

- 200 gr de farinha para bolos (usei Branca de Neve)

- 1 colher de café de fermento para bolos

- 8 quadrados de chocolate branco para enfeitar

- confetis coloridos


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º.

Coloque a curgete descascada e sem as sementes no copo da Bimby e processe 3 segundos, velocidade 5. Reserve.

Coloque no copo os ovos, o iogurte natural, o mel e o açúcar e programe 2 minutos, 37º, velocidade 3.

Num recipiente coloque os chocolates em pedaços e a Becel e leve ao micro-ondas a derreter (se preferir derreta em banho-maria). Vá vigiando e mexendo para que não passe o ponto.

Com a Bimby em funcionamento na velocidade 3, junte o chocolate derretido pelo bocal. Adicione a curgete reservada.

Junte a farinha e o fermento peneirados e misture bem em movimentos de cima para baixo, sem bater.

Unte um tabuleiro de forno (21 x 24 cm) e forre com papel vegetal. Verta a massa e leve ao forno por 20 minutos.

Deixe arrefecer. Depois de frio, derreta o chocolate branco, espalhe a gosto por cima do bolo e polvilhe com confetis a gosto. Deixe esta tarefa para as crianças, elas adoram participar.


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º.

Rale a curgete e reserve.

Bata os ovos, o iogurte natural, o mel e o açúcar até obter um creme esbranquiçado homogéneo.

Num recipiente coloque os chocolates em pedaços e a Becel e leve ao micro-ondas a derreter (se preferir derreta em banho-maria). Vá vigiando e mexendo para que não passe o ponto.

Junte o chocolate derretido em fio ao creme de ovos, mexendo sempre. Adicione a curgete reservada.

Junte a farinha e o fermento peneirados e misture bem em movimentos de cima para baixo, sem bater.

Unte um tabuleiro de forno (21 x 24 cm) e forre com papel vegetal. Verta a massa e leve ao forno por 20 minutos.

Deixe arrefecer. Depois de frio, derreta o chocolate branco, espalhe a gosto por cima do bolo e polvilhe com confetis a gosto. Deixe esta tarefa para as crianças, elas adoram participar.

_____________________

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Que brownies maravilhosos e gulosos.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha


    ResponderEliminar
  2. Ricos e deliciosos :) Adorei a cobertura, uma perdição!
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  3. Estão lindos, e ficaram mesmo bem decorados!

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosos, e sem duvida muito equilibrados . parabéns!
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Lindos :)
    E com curgete!!! Adoro!
    Perfeitos e menos pecaminosos :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosos à vista e devem ser maravilhosos na boca!

    ResponderEliminar
  7. Adorei! Ficaram húmidos mesmo como eu gosto. Perfeitos. =D ;)
    Beijinhos. :*

    ResponderEliminar
  8. E olha que ficou um brownie muito festivo! Denso e húmido deve estar uma delícia!
    Espero que tenhas conseguido comer um bocadinho...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Eu diria mais Brownies para miudos e graudos.... lindos :)

    Ana Matos
    Dona Delicia - Atelier de Sabores

    ResponderEliminar
  10. O tempo passa rápido sim e nem damos por ele, mas damos com certeza pela presença deste teu brownie lindo e que deve ser extraordinariamente delicioso!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Lindos! Adorei a cobertura, ficaram um miminho!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá,
    Espero que essa tormenta do aparelho passe depressa, eu felizmente não sofri desse mal.
    O teu brownie fiocu um mimo, mesmo muito bonito.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Lindos e gulosos com uma textura húmida, e festivos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. A tua filha está feita artista! Que bom!!!! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Olá Sónia!
    É bem verdade que o tempo passa a correr e devido às prioridades impostas, acabamos por deixar de lado outras coisas que gostamos de fazer.
    Quanto aos teus brownies, não tenho palavras, uma apresentação fantástica, ficaram lindos e naõ tenho qualquer dúvida que são delicios. Só não posso concordar com o nome, pois eu sou adulto e derretia-me por provar os teus brownies. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. Sónia,
    como sempre, nos honras com a tua presença e carinho nas generosas participações mês após mês. Mais uma vez nos trouxeste uns quadradinhos gulosos e coloridos, irresistíveis para todos.
    Obrigada por estares no grupo e nos ajudares a fazer dele aquilo que hoje é.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  17. Lindos e deliciosos!!

    Bjs

    http://aalfacinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Heya i am for the primary time here. I found this board and I to find It
    really useful & it helped me out much. I am hoping to provide something again and aid others like you aided
    me.

    Look into my website ... witch craft spells

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic