Avançar para o conteúdo principal

Nham, cuajada, nham...

A febre da cuajada já passou um pouco por [quase] todos os blogs e assim que vi no El Corte Inglês comprei. Já lá vão dois anos e a verdade é que a validade está próxima do fim... Se antes não tive oportunidade para me lembrar de algo para fazer com a cuajada, por falta de tempo, agora tenho MESMO pressa de a gastar.

Lembrei-me de fazer uns iogurtes. Fui procurar à blogosfera e reparei que o blog Coco & Baunilha tinha em tempos publicado uma sobremesa láctea, que por sua vez tinha ido buscar ao Fórum Bimby.

O aspeto pareceu-me soberbo e a rapidez com que se faziam foi a palavra de ordem. Apenas usei mel em vez de açúcar e leite meio gordo em vez de gordo. Aprovadíssimos!

Na verdade, depois de os experimentar não quero outra coisa e para esta semana sai mais uma dose, porque quem experimenta fica fã! São mesmo divinais.

Por essa razão, não podia deixar de publicar com quem me segue, neste meu cantinho que mais não é do que o meu livro de receitas, das coisas boas que invento ou que experimento das cozinhas alheias.

Experimentem, vão adorar. Não é bem um iogurte, mas também não é bem uma sobremesa. Para comerem sem grandes pecados!

_________________________

Iogurtes de bolacha com cuajada

[faz 6 iogurtes]


Ingredientes:

- 1 litro de leite meio-gordo

- 1 pacote de cuajada (cada embalagem trás 4)

- 15 bolachas maria

- 45 gr de mel


Preparação:

Coloque as bolachas no copo da Bimby e programe 10 segundos, velocidade 7. Junte os restantes ingredientes e programe 6 minutos, 90º, velocidade 4.

Distribua por copinhos e leve ao frio até ficarem sólidos.


Alternativa de preparação:

Moa as bolachas num almofariz ou coloque dentro de um saco plástico e desfaça com um rolo da massa.

Leve o leite ao lume e assim que comece a levantar fervura, coloque no mínimo e adicione os restantes ingredientes. Mexa bem até obter uma mistura homogénea e distribua pelos copinhos. Leve ao frio até ficarem sólidos.


Nota: em minha opinião a consistência está perfeita, mas se gostar deles um pouco menos consistentes adicione mais 100 ml de leite.

_______________________


 

Comentários

  1. A cuajada é algo sobre o qual ainda não tenho opinião formada e sinceramente, não sei se é o nome, mas nem tenho vontade de experimentar, agora que os teus iogurtes estão apetitosos, lá isso estão.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. devem ser mesmo uma delícia!!! no meu blogue ainda nõ há cuajada... (muito porque nunca a vi em lado nenhum! hehehe) mas parece-me mesmo uma verdadeira delicia :)
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…