terça-feira, 8 de abril de 2014

Nham, cuajada, nham...

A febre da cuajada já passou um pouco por [quase] todos os blogs e assim que vi no El Corte Inglês comprei. Já lá vão dois anos e a verdade é que a validade está próxima do fim... Se antes não tive oportunidade para me lembrar de algo para fazer com a cuajada, por falta de tempo, agora tenho MESMO pressa de a gastar.

Lembrei-me de fazer uns iogurtes. Fui procurar à blogosfera e reparei que o blog Coco & Baunilha tinha em tempos publicado uma sobremesa láctea, que por sua vez tinha ido buscar ao Fórum Bimby.

O aspeto pareceu-me soberbo e a rapidez com que se faziam foi a palavra de ordem. Apenas usei mel em vez de açúcar e leite meio gordo em vez de gordo. Aprovadíssimos!

Na verdade, depois de os experimentar não quero outra coisa e para esta semana sai mais uma dose, porque quem experimenta fica fã! São mesmo divinais.

Por essa razão, não podia deixar de publicar com quem me segue, neste meu cantinho que mais não é do que o meu livro de receitas, das coisas boas que invento ou que experimento das cozinhas alheias.

Experimentem, vão adorar. Não é bem um iogurte, mas também não é bem uma sobremesa. Para comerem sem grandes pecados!

_________________________

Iogurtes de bolacha com cuajada

[faz 6 iogurtes]


Ingredientes:

- 1 litro de leite meio-gordo

- 1 pacote de cuajada (cada embalagem trás 4)

- 15 bolachas maria

- 45 gr de mel


Preparação:

Coloque as bolachas no copo da Bimby e programe 10 segundos, velocidade 7. Junte os restantes ingredientes e programe 6 minutos, 90º, velocidade 4.

Distribua por copinhos e leve ao frio até ficarem sólidos.


Alternativa de preparação:

Moa as bolachas num almofariz ou coloque dentro de um saco plástico e desfaça com um rolo da massa.

Leve o leite ao lume e assim que comece a levantar fervura, coloque no mínimo e adicione os restantes ingredientes. Mexa bem até obter uma mistura homogénea e distribua pelos copinhos. Leve ao frio até ficarem sólidos.


Nota: em minha opinião a consistência está perfeita, mas se gostar deles um pouco menos consistentes adicione mais 100 ml de leite.

_______________________


 

2 comentários:

  1. A cuajada é algo sobre o qual ainda não tenho opinião formada e sinceramente, não sei se é o nome, mas nem tenho vontade de experimentar, agora que os teus iogurtes estão apetitosos, lá isso estão.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  2. devem ser mesmo uma delícia!!! no meu blogue ainda nõ há cuajada... (muito porque nunca a vi em lado nenhum! hehehe) mas parece-me mesmo uma verdadeira delicia :)
    beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar