Avançar para o conteúdo principal

.

Dia um... Na cozinha! - 11ª edição

Este mês foi um mês de algumas avarias... Bolos, sobremesas, enfim... Quando saiu o tema deste mês do "Dia um... Na cozinha!" Pensei logo para mim mesma que não ia participar! Doces conventuais?? Logo este mês?? Acho que vou mesmo ficar de fora...

Mas ontem não aguentei de remorsos... E mesmo depois de 200 km de viagem e muita roupa para tratar (acho que sabem do que falo) lá resolvi ir para a cozinha. Se era para participar que participasse com a minha sobremesa preferida - leite creme. Amo leite creme com todos os meus poros... Não aquele leite creme tipo pudim, que parece de pacote, engrossado com maizena ou farinha comum. Não... Gosto do leite creme com sabor a limão, engrossado com gemas, gemas de ovos de galinhas a sério. Um leite creme amarelinho, queimado pouco antes da primeira colherada. Hummmmmm... Depois da primeira colherada pouco ou nada há a dizer...

____________________

Leite creme

[faz 5 taças]


Ingredientes:

- 1/2 litro de leite gordo do dia

- 8 a 12 gemas XL (quantas mais gemas levar, mais consistente irá ficar)

- 150 gr de açúcar

- 1 vagem de baunilha

- casca de meio limão


Preparação:

Leve ao lume o leite com as sementes de uma vagem de baunilha e a casca de limão (só a parte amarela). Assim que levantar fervura, conte 2 minutos e deixe em infusão mais 10 minutos.

Bata as gemas com o açúcar, até ficar um creme fofo. Junte um pouco de leite e mexa bem para que as gemas não cozam. Junte a gemada ao leite e mexa bem e leve ao lume, em banho-maria, até engrossar, sem nunca levantar fervura. Se tiver um termómetro, é até chegar aos 85º. Se não tiver, é até cobrir as costas da colher de pau.

Retire e coloque em gelo para arrefecer. Coloque em tacinhas no frio e antes de comer, polvilhe com açúcar (branco ou amarelo) e queime.

____________________

Receita inspirada num receita ensinada no curso de sobremesas da Academia Feed Me.

_____________________

 

Comentários

  1. Adoro leite creme ... adoro! E é assim mesmo, queimadinho e tudo!
    Excelente participação amiga !
    Beijinho doce e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. E que lindo leite creme trouxeste, amiga, valeu a pena o esforço porque decerto que todos se lambuzaram com ele e nós com as tuas fotos ! :)
    Muito obrigada pela tua participação e por teres decidido estar connosco em mais esta edição !

    Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Adoro e muito raramente faço.
    Esse ficou uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia, bem amarelinho e queimadinho como eu gosto.

    Boa escolha.
    Beijinho

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que participaste, pois um leite creme destes é sempre bem vindo. Bjs

    ResponderEliminar
  6. Essa tacinha, com esse torradinho no topo delicioso, está mesmo a chamar por mim :)
    Participações destas são sempre bem-vindas para nos encher os olhos e nos fazer crescer água na boca :)
    Beijinhos
    Vânia

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que participaste!!! ;) Ficou bem bonito!!!

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que participaste, que desperdício seria não ver estas lindas tacinhas de leite creme :)
    Também adoro e assim queimadinho fica delicioso
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  9. Já comia uma tacinha dessas :) adoro leite creme e queimadinho, então, nem se fala!
    Beijinhos, Paula
    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. hummm que maravilha... quero 2 para a sobremesa se faz favor.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adoro! Ficou perfeito! Levo duas tacinhas. Estão irresistíveis. ;)

    Beijinhos. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro leite-creme, feito pelas mãos da minha tia...o que me faz lembrar o Natal, época em que ela faz travessas desse doce para delírio de toda a família! O sabor e a textura do creme dela, nunca encontrei em lado nenhum, além de ter uma crosta de açúcar e canela queimada por cima, que o torna único, para mim :)
    Esta tua receita também é muito singular, deve ser uma delícia! E sim, ovos de galinha a sério, é mesmo o requisito mais importante para um doce assim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Tem um aspecto delicioso :)

    https://www.facebook.com/entretralhasepanelas

    ResponderEliminar
  14. Uma sugestão deliciosa para este dia 1.... Adorei!
    Bjs
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adoro leite creme e este teu está super apetitoso e lindo nos copos.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  16. Este é o leite creme perfeito, sem farinha... adoro! Ficou lindo, uma cor maravilhosa e o açúcar mesmo como eu gosto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Que aspeto delicioso tem o teu leite creme... evtal como tu gosto dele caseiro e nap desses preparados de super mercado!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  18. Adoro leite creme! As tuas taças estão lindas e deve estar delicioso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá Sónia!
    Não sendo das minhas sobremesas preferidas, não consigo dizer que não a uma linda taça de leite creme como as tuas. Gosto tanto de sentir aquela camada de caramelo crocante. Uma delicia. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito...especialmente dessa crosta por cima!
    Bela escolha, Sónia!
    Beijinhos

    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Com essa descrição, este leite creme deve ser mesmo maravilhoso... Gostei muito!

    Beijinhos,
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic