sábado, 29 de março de 2014

Tapioca

No outro dia, por acaso, encontrei tapioca na secção gourmet do Continente. Ja há que tempos que andava mortinha por experimentar. E confesso que nem fazia ideia do que eram, na verdade, estes grãos.

Um amigo tinha-me dito que quando era pequeno a mãe usava estes grãos na canja, em substituição do arroz ou da massinha, mas também já tinha lido que a utilização mais comum é em sobremesas...

Na embalagem referem o que são bolinhas de tapioca, que são, na verdade bolinhas de mandioca, e explicam como devem ser preparadas e cozinhadas e basicamente segui as instruções, com algumas adaptações minhas. Assim que percebi que no final seria suposto assemelhar-se à forma como se faz arroz doce ou aletria, acabei por converter um pouco a minha receita familiar destes doces a esta nova iguaria.

Pois correu muito bem e gostamos bastante cá por casa. É uma sobremesa totalmente despretensiosa, muito simples, mas nem por isso, menos recomendada a ser experimentada. Gostamos! Será para repetir com toda a certeza!

________________________

Tapioca

[fez 8 taças]


Ingredientes:

- 120 gr de grãos de tapioca

- 100 gr de açúcar

- 800 gr de leite

- 1 casquinha de laranja

- 1 casquinha de limão

- 1 pau canela

- 3 gemas de ovo L

- 1 pitada de sal

- canela em pó qb


Preparação:

Coloque os grãos de tapioca de molho, como se fosse uma leguminosa, mas apenas por duas horas.

Findo o tempo escorra a água e coloque num tacho com todos os ingredientes, excepto as gemas. Deixe levantar fervura e conte uns 5 minutos.

Numa tigela à parte misture as três gemas e junte-lhes uma colherada do creme quente e mexa bem. Aos poucos junte as gemas à tapioca, já fora do lume, e mexa bem para que as gemas se misturem com o creme e não cozam separadas.

Verta para as tacinhas e polvilhe com um pouco de canela em pó a gosto.


Nota: em termos de sabor final, fica muito semelhante ao arroz doce e à aletria. No entanto, não deixa de gerar alguma curiosidade nos miúdos e graúdos pelo aspecto redondinho.

____________________

 

6 comentários:

  1. As tacinhas com canela estão lindas. Adoro tapioca bem fresquinha.
    Era a sobremesa que a minha mãe me deixava fazer soznha em criança.
    Agora que tenho duas, elas não gostam :( , mas continuo a fazer :)
    Bjinhs

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    A Tapioca pode ser encontrada na secção das Farinhas, e de certeza que será bem mais barata do que essa que compraste, na secção Gourmet do Continente.
    Eu adorava e adoro tapioca, pois a minha mãe fazia-me muito para o lanche, quando era criança. Entretanto, há pouco tempo, quando encontrei no supermercado, voltei a comprar para matar saudades e já fiz um creme de tapioca, para sobremesa que ficou delicioso. As tuas tacinhas de doce deixaram-me com água na boca :)
    Bjnhs
    Romã :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho a menor duvida! Já vou dar uma vista de olhos na próxima visita ao super!

      Obrigado!

      Eliminar
  3. Nunca provei Tapioca ou mandioca, mas só pelo aspecto já me convenceu. O arroz doce é das minhas sobremesas preferidas e o aspecto parece-me semelhante, estou por isso tentado a experimentar. ;)
    beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Célio, para mim é muito idêntico a arroz doce... Ainda que prefira arroz doce :-). Mas acho que vais gostar, é muito interessante

      Eliminar
  4. Comi tapioca a primeira vez há uns 15 dias em casa de uma amiga brasileira e gostei bastante.
    Essa esta com bom aspeto também.

    ResponderEliminar