quinta-feira, 6 de março de 2014

Mais comida indiana

Adoro comida Indiana. Adoro caril, adoro especiarias. Como é lógico, assim que na academia Feed Me apareceu um curso de comida indiana, não hesitei em inscrever-me. Não me arrependi. Sem dúvida que o Paulo Morais é uma estrela em ascensão e a forma como explica consegue simplificar o mais complexo.

É inspirado neste curso que trago hoje um petisco, uma entrada, muito simples mas muiiiiiiiiiito boa. Mesmo para quem não é assim tão fã de comida indiana.

A verdade é que é uma excelente forma de iniciar uma refeição, ou simplesmente para petiscar numa boa conversa entre amigos. Experimentem e digam o que acharam, sim?

_____________________

Pão Naan com Raita de tomate e pepino

[serve 4 pessoas]


Ingredientes para o Pão Naan:

- 75 ml de leite

- 7 gr de Fermipan (um pouco mais de metade de uma saqueta)

- 1 colher de sopa rasa de fermento para bolos (pó Royal)

- 1 colher de sopa rasa de açúcar

- 250 gr de farinha T65

- 1 colher de sobremesa de sal fino

- meia embalagem de iogurte natural

- 1 colher de chá de óleo ou Ghee (+ qb)


Ingredientes para a Raita de tomate e pepino:

- 35 gr de pepino (meio pepino)

- 35 gr de tomate (meio tomate)

- 1 colher de chá de sementes de mostarda

- 3 iogurtes naturais (usei da Danone)

- 1 colher de café de Garam Massala

- 2 colheres de café de sal fino


Preparação:

Comece pelo pão já que tem de levedar 1 hora. Aqueça ligeiramente o leite no micro ondas e dissolva o fermento. O leite não pode estar demasiado quente senão os bicharocos morrem e não têm o efeito desejado no pão. Junte o açúcar. À parte, misture a farinha, o sal e o fermento para bolos. Junte o leite, a ghee/óleo e o iogurte.

Misture bem e amasse até obter uma massa não pegajosa. Deixe repousar por uma hora.Num passador de rede coloque um pano de algodão fino, sem pelos, e deite os iogurtes para que escorram.

Entretanto, tire a pele ao pepino e as sementes e pique bem a polpa. Faça o mesmo ao tomate. Retire a ambos o máximo de líquido que conseguir. Não aconselho utilizar uma mandolina, já que terá tendência a libertar mais água do tomate e do pepino.

Vá espremendo o pano com o iogurte para que liberte o máximo de soro possível.

Numa frigideira antiaderente aloure ligeiramente a garam massala e as sementes só para abrir o aroma. Numa tigela, misture as especiarias, o tomate e o pepino e o sal fino. Junte o iogurte bem espremido (nesta altura terá uma textura tipo queijo creme). Misture bem e sirva com o pão naan.

Após uma hora a levedar, aqueça uma chapa de fogão ou uma frigideira antiaderente. Faça bolinhas de massa e estique com um rolo ou simplesmente com as mãos. Pincele com um pouco de ghee derretida e cozinhe na chapa voltando assim que esteja dourada.


Nota: A ghee, ou manteiga clarificada, é uma manteiga indiana que se encontra, ou em lojas da especialidade, ou na área internacional de alguns hipermercados como o Jumbo.

A embalagem que utilizo é esta que aparece do lado direito. Caso não encontre, utilize óleo vegetal. Ainda que o sabor não seja tão característico, o resultado final será muito semelhante.

A manteiga clarificada não é mais do que a parte da gordura que se separa do líquido quando se derrete manteiga normal. A parte líquida fica por baixo e a parte da gordura fica ao de cima. É esta parte que é manteiga clarificada e pode utilizar nesta receita.


A garam massala é uma mistura de especiarias que, tal como a ghee, se encontra em lojas da especialidade ou na área internacional de alguns hipermercados como o Jumbo. A embalagem que utilizo é esta que aparece do lado esquerdo.

_____________________

 

7 comentários:

  1. Não é por nada, mas começo a achar que é o momento da derradeira pergunta... Há inscrições para mais cobaias? :)

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de comida indiana, mas confesso que sei muito pouco!
    Esta partilha de conhecimento agrada-me muito!! Vou anotar :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro comida indiana e esta tua sugestão está deliciosa!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Adoro pão naan caseiro, a raita nunca provei, mas parece deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei :)
    Beijinhos,

    Vânia
    http://coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não conheço estes ingredientes, mas gostei do aspeto.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  7. Susy tens mesmo de experimentar, nao te vais arrepender se gostas de comida indiana!

    ResponderEliminar