segunda-feira, 24 de março de 2014

Acompanhamento diferente

Há muito que desisti de fazer uma lista de ‘To Dos’. Para quem não sabe, é basicamente uma pilha de receitas, seja em formato papel, seja em formato digital, que guardamos para um dia fazer e o tempo passa e nunca fazemos. Pelo menos no meu caso tem funcionado assim…

São muitas as minhas fontes de inspiração. Leio, vejo, pesquiso e o resultado final acaba por ser o conhecimento adquirido. Como a minha querida Anabela um destes dias me disse, “o conhecimento é o que sobra depois de termos esquecido o que estudamos”. Não podia concordar mais com ela.

Pois esta receita não foi ideia minha, alguém já se tinha lembrado antes de mim de fazer um arroz fingido aproveitando a textura da couve flor… Não sei quem foi, em que livro li, porque não segui uma receita. Fiz à minha maneira, ao gosto dos gostos cá de casa e fez sucesso.

Adoro filetes e normalmente acompanho com um arroz caldoso de tomate, ou de espinafres, ou feijão… Mas desta vez aconteceu assim e soube muito bem… Até ao marido, que não suporta couve-flor. Engane-se se acha que pode não saber. Sabe efetivamente a couve flor. Mas os aromas que lhe misturei funcionaram muito bem. E a verdade, é que são menos hidratos de carbono que se consomem e mais vegetais que adicionamos à nossa dieta alimentar! Não sabem como é bom se não provarem!

_______________________

Pilaf de couve flor com filetes de peixe espada

[serve 3 pessoas]


Ingredientes:


Para o pilaf:

- 1 couve flor média

- raspa de meio limão

- 8 folhas de hortelã

- uma mão cheia de queijo parmesão ralado

- sal qb


Para os filetes:

- 6 filetes de peixe espada (pode usar outro peixe)

- sal, alho em pó qb

- sumo de 1 limão

- farinha qb para panar

- 2 ovos M

- óleo qb para fritar


Preparação:

Tempere os filetes de peixe espada com sal, alho em pó e sumo de limão a gosto. Deixe marinar por uns 15 minutos.

Corte a couve flor em raminhos pequenos e lave bem. Os talos e folhas poderão ser utilizados em sopa.

Num robot de cozinha processe cada um dos raminhos até que fiquem com o tamanho de um bago de arroz.

Num recipiente próprio para micro-ondas coloque a couve flor temperada com uma pitada de sal e tape com pelicula aderente. Leve à temperatura máxima por 7 minutos (atenção que micro-ondas com pouca potência terão de adicionar um pouco mais de tempo). Findo o tempo, retire a película aderente, tempere com a raspa de limão, a hortelã picada e o queijo parmesão. Misture bem com um garfo. Reserve.

Num prato coloque a farinha e noutro os ovos batidos.

Numa frigideira funda, aqueça o óleo até atingir os 180º, mais ou menos.

Passe cada um dos filetes pela farinha e depois pelo ovo (escorrendo bem) e frite no óleo até ganharem um tom dourado. Escorra bem em papel absorvente e sirva de imediato acompanhado do pilaf de couve flor.

_____________________

4 comentários:

  1. Que excelente sugestão!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    P.S.: Há um novo passatempo no blog! :)


    ResponderEliminar
  2. Que bela sugestão, eu ao contrário, vou guardar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. A couve-flor tem imensas utilizações, como este teu pilaf! É sempre bom variar, não é?

    ResponderEliminar
  4. Também tenho esses ficheiros e pilhas de livros de receitas, mas ainda não desisti deles... Sonho com o dia em que vou conseguir testar tudo isto e não sou capaz de abrir mão das minhas receitas queridas!! :) Talvez ainda não. Mas sim geralmente é isso que acontece: o conhecimento fica e as receitas surgem, mas mais à minha maneira :) Gostei muito da couve flor mascarada de arroz :)

    ResponderEliminar