Avançar para o conteúdo principal

.

Legumes da época

Adoro os legumes de inverno. Adoro grelos de nabo e de couve, ainda que admita que tenham um sabor pouco consensual já que podem ter um certo travo amargo.

Nos cabazes que recebo do Prove têm chegado em força e não há semana em que não os consuma das mais variadas formas.

Esta semana a aposta foi esta. Confesso que cá por casa adoramos porque o equilíbrio de sabores mostrou-se muito interessante com o salgado do bacon, o ácido dos grelos, o doce do milho e das ervilhas. Já para não falar que as gordurosas natas foram substituídas por leite de soja e iogurte e confesso que adorei!!!! Ficou uma tarte mais cremosa, mais suave, menos enjoativa e sem dúvida, uma opção mais saudável que acompanhamos com uma mistura verde de rúcula e alface.

Atrevam-se, façam as misturas de legumes que gostarem aí por casa, aproveitem o que o frigorífico vos dá. Uma forma muito rápida de fazer uma refeição simples, que rende e que pode levar na marmita para o trabalho/escola.

____________________

Tarte de bacon e nabiças


Ingredientes:


Para a massa:

- 160 gr de farinha T65

- 70 gr de farinha integral

- 80 gr de Becel líquida

- 55 gr de água

- sal qb


Para o recheio:

- uma mão cheia de nabiças

- uma mão cheia de milho

- uma mão cheia de ervilhas

- pedacinhos de bacon qb

- 3 dentes de alho

- 1 ovo XL

- 2 claras

- 1 iogurte natural

- 80 gr de leite de soja

- sal e pimenta qb

- azeite qb

- 3 colheres de sopa de parmesão ralado


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Comece pela base. Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e programe 15 segundos, velocidade 6. Tire a massa e com os dedos, ou as costas de uma colher, espalhe por uma tarteira (usei retangular, mas pode usar, perfeitamente, uma redonda). Pique com um garfo e leve ao forno por 5 minutos.

Numa frigideira antiaderente, aloure os dentes de alho e os pedacinhos de bacon num fio pequeno de azeite (o bacon já tem gordura). Junte o milho e as ervilhas e salteie para que ganhem o aroma do alho e do bacon. Junte as nabiças e deixe reduzir. Tempere com um pouco de sal, dando o devido desconto por causa do bacon que está a utilizar. Retire e deixe arrefecer.

No copo da Bimby junte o ovo, as claras, o iogurte e o leite de soja e processe 15 segundos na velocidade 5. Tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto.

Distribua por cima da massa o recheio de legumes e bacon, verta a mistura de ovos, iogurte e leite e finalize com o queijo parmesão ralado.

Leve ao forno por 15/20 minutos ou até que esteja cozinhada.


Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Comece pela base. Num robot de cozinha, ou à mão, misture todos os ingredientes até obter uma massa macia mas que se espalha bem. Com os dedos, ou as costas de uma colher, forre uma tarteira (usei retangular, mas pode usar, perfeitamente, uma redonda). Pique com um garfo e leve ao forno por 5 minutos.

Numa frigideira antiaderente, aloure os dentes de alho e os pedacinhos de bacon num fio pequeno de azeite (o bacon já tem gordura). Junte o milho e as ervilhas e salteie para que ganhem o aroma do alho e do bacon. Junte as nabiças e deixe reduzir. Tempere com um pouco de sal, dando o devido desconto por causa do bacon que está a utilizar. Retire e deixe arrefecer.

Misture bem o ovo, as claras, o iogurte e o leite de soja. Tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto.

Distribua por cima da massa o recheio de legumes e bacon, verta a mistura de ovos, iogurte e leite e finalize com o queijo parmesão ralado.

Leve ao forno por 15/20 minutos ou até que esteja cozinhada.

____________________

 

Comentários

  1. Ficou linda e assim saudável, até se come com mais prazer.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  2. Que tarte deliciosa, ficou com um aspecto fantástico! E com essas substituições todas bem saudável!

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto muito saboroso, adorei as cores

    ResponderEliminar
  4. Ficou linda esta tarte. Adoro tartes de legumes. Ficou perfeita.

    Beijinhos e uma excelente semana. :*

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto bastante de grelos, o sabor é característico, mas para mim é excelente, principalmente num arroz malandrinho!

    Esta tarte está muito bonita, é mesmo uma óptima sugestão para a marmita! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Eu também adoro e assim numa bela tarte como essa melhor ainda :)
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  7. Nhamiii :)
    Gostei muito :)
    Beijinhos

    Vânia
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic