sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Nham!

Adoro abóbora no forno. Seja para usar em sopa, em doces, ou simplesmente assada, numa salada. Num destes dias resolvi aproveitar alguma da abóbora que assei para fazer um doce. Como era pouca e não me apetecia estar a olhar para o ponto de açúcar e a controlar o ponto do doce, resolvi usar a Bimby. Claro que não precisa dela para fazer o doce, pode simplesmente fazer no fogão. Mas desta vez não tinha tempo, nem paciência e sem dúvida que a experiência resultou muito bem.

Adorei o resultado final. Simples e com uma textura fantástica que tão bem foi com um requeijão fantástico de cabra que comprei. Sem dúvida que as coisas simples por vezes são as melhores. Este é um bom exemplo e num instante se fez.

____________________

Doce de abóbora


Ingredientes:

- 700 gr de abóbora cozinhada

- casca de 1 limão

- 1 pau de canela

- 520 gr de açúcar


Preparação:

Cozinhe a abóbora até que esteja tenra. Pode cozê-la ou assá-la no forno. No meu caso, assei no forno ainda com casca temperada com um pouco de canela e raspa de limão e depois de cozinhada extraí a polpa. Gosto mais desta solução já que fica com menos líquido. Deixe arrefecer.

Reduza a abóbora a puré (na Bimby, 5 segundos na velocidade 7) e junte os restantes ingredientes. Deixe cozinhar até obter a consistência que pretende. Na Bimby programei 30 minutos, varoma, velocidade 1.

Retire a casca de limão e o pau de canela. Divida o doce por frascos esterilizados e volte-os de cabeça para baixo até que esteja frio, para criar vácuo.

_____________________

 

5 comentários:

  1. Nunca fiz doce com a abóbora assada... tenho de experimentar, deve ficar fantástico!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que é deliciosa e a acompanhar com requeijão, é ouro sobre azul.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  3. Adoro abóbora e adoro doce de abóbora e este teu está com um aspecto divino!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Adoro doce de abóbora, é um dos meus favoritos :) ficou com um aspecto tentador com as amêndoas torradas por cima :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar