Avançar para o conteúdo principal

Bolo sem farinha

Hoje trago mais uma daquelas receitas que mostram que a simplicidade por vezes é o melhor ingrediente. Quatro ingredientes que criam pura magia e me fazem babar só de me lembrar do sabor e do aroma pela casa fora enquanto o bolo coze no forno.

Tenho-me esquecido de partilhar convosco esta receita. Faço-a algumas vezes mas normalmente não conseguimos resistir tempo suficiente para a fotografar.

Desta vez fi-la de propósito para a Susana do blog Tertúlia da Susy e para o seu projeto "A escolha do ingrediente". O ingrediente deste mês é o chocolate e o blog residente é A Alfacinha.

Com muita pena minha, o tempo para participar em todos os passatempos e desafios que diariamente nascem na blogosfera é cada vez menor... E se este é até um dos que mais gosto, nem sempre consigo arranjar forma de participar. Ou por sorte tenho uma receita preparada para publicar, que tem o ingrediente do mês, ou dificilmente tenho tempo para criar algo do zero.

A verdade é que as prioridade neste momento já ocupam cerca de 26 horas do meu dia... E se cozinho diariamente, o ritual de preparar algo para publicar não é expedito. Tudo é medido exaustivamente. Tudo é fotografado, ainda que com menos rigor do que gostaria. E claro, há o tempo para escrever, para dar um pouco de mim, doutra forma não valeria a pena...

Este post serve por isso para pedir desculpa a todos(as) os(as) bloggers com quem estou em falta. As visitas até se mantêm, mas o tempo para comentar ou participar em todos os desafios que me colocam, é uma utopia... As minhas desculpas por todos os aniversários e giveaways a que tenho faltado e todos os comentários que não retribui. Assim que conseguir, vou tentando voltar à "normalidade".

No entanto, sendo o chocolate o meu maior vicio, desta vez acabei por virar o bico ao prego. Isto é, aproveitei-me da existência do desafio para justificar um bolo de chocolate cá em casa...

E porque a Maria João e o seu blog Ponto de Rebuçado faz 1 ano de vida e o tema é o mesmo, aproveito para usar esta receita para lhe desejar muitas felicidades neste seu projeto! Só assim consigo desdobrar-me, hehehe!

Para quem gosta deste ingrediente, duvido que fique indiferente a esta receita onde o chocolate tem o papel principal. Espero que gostem.

__________________

Bolo de chocolate sem farinha


Ingredientes:

- 4 ovos XL

- 190 gr de manteiga

- 100 gr de chocolate com 70% cacau

- 100 gr de chocolate de culinária

- 200 gr de açúcar


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º.

Bata os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme fofo (cerca de 8 minutos).

No microondas e sempre a vigiar, derreta o chocolate misturado com a manteiga. Vá parando o microondas e vá mexendo.

Adicione o creme de chocolate aos ovos, mexendo sempre.

Coloque numa forma forrada com papel vegetal e leve a cozer por 30 minutos.

Desenforme apenas quando estiver frio e se quiser pode polvilhar com um pouco de açúcar em pó.

____________________

 

Comentários

  1. Uiii que pecado maravilhoso.. já estou a sentir a trinca que lhe vou dar..hehehe.

    Beijinhos e uma boa semana
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. E eu adoro este bolo!! É um dos nossos favoritos cá por casa, ainda bem que o meu ingrediente preferido é tão consensual, que permitiu a tua presença na minha festa com esta delícia!! :D
    Beijinhos e obrigada, querida!

    ResponderEliminar
  3. :) Na verdade, não podíamos mesmo deixar de partilhar estas fotos connosco. Logo pela manhã, ver esse intenso chocolate, como uma mousse fosse, mas daquelas que vai ao forno, vem à fatia e que, mesmo assim, se derrete na boca!
    Todos nós sabemos como é correria do dia a dia, as milhares de coisas que temos/queremos fazer e as outras tantas que queríamos ter feito/adiantado e não conseguimos. Da minha parte, não tens do que desculpar.

    Boa semana :),
    Aida

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos de chocolate assim húmidos, perfeitos mesmo.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  5. Também fiz este fim-de-semana. É um bolo fantástico.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Quase uma mousse de chocolate no forno... what else? beijinhos e boa semana. Gostei de te ver com os teus bolinhos de vegetais.

    ResponderEliminar
  7. Eu gosto muito de chocolate, mas em bolos não é qualquer um que me tenta.
    Este sim, é tipico bolo de chocolate que me tira do sério e me deixa deliciada!!
    Maravilhoso :)

    ResponderEliminar
  8. Que delícia de bolo!!

    Obrigada pela tua participação.

    Beijinhos

    http://aalfacinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Hum... que tentação! uma receita que vai ter que ir comigo! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final.Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte:O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mesma prop…

Pão

Pão... Fazer pão sempre foi para mim uma arte, uma técnica basilar e por essa razão sempre gostei de fazer o meu próprio pão, de experimentar receitas novas, de usar ingredientes novos, novas combinações. Embora não seja nascido no Alentejo, a minha familia é toda alentejana, os sabores sempre foram alentejanos e é a gastronomia com que mais me identifico, de onde o pão é quase a sua base culinária. 
Termos aderido a um novo conceito de alimentação, onde o trigo não entra, fez-me repensar o pão. Apesar de não precisar de pão na minha dieta, somos bombardeados de todo o lado pelo pão... nas reportagens televisivas sobre a Páscoa, nos restaurantes, nas feiras, etc., por isso resolvi pegar nas farinhas aprovadas na alimentação paleo e fazer o meu próprio pão. 
Peguei nos vários conceitos que li sobre o pão, nas várias experiências falhadas nestes meses e produzi o meu Pão, sem glutén, sem trigo e saboroso... nham. Ficou um bocadinho achatado, mas acreditem que ótimo de sabor. 
E é com est…

Cheesecake aldrabado

Se o mote da nossa vida fosse sempre simplificar, tudo seria mais simples... E delicioso.
Num destes finais de dia fiz Granola. Estava a arrefecer em cima da banca quando começamos a jantar. O cheirinho aromático fez-me ter vontade de improvisar algo para a sobremesa. 
Demorou pouco mais de 30 segundos. Sabia o que tinha no frigorífico. Requeijão de cabra, doce de morango e framboesa... Claro que só podia sair um cheesecake aldrabado. Não tivesse logo eu pensado nele quando comprei o requeijão e as framboesas... Embora estivesse longe de imaginar que a falta de tempo me impossibilitasse de fazer a versão tradicional mas fizesse chegar até mim uma alternativa à altura. O risco é só mesmo ser demasiado rápido de fazer e bom demais. Tão bom que enquanto eu tirava fotos do meu, o marido já estava a comer a segunda taça! Brutal!





Cheesecake aldrabado
Ingredientes: - Granola a gosto (ESTA) - requeijão de cabra a gosto - doce de morango e framboesa a gosto (ESTE) - framboesas para decorar
Preparação: E…