Avançar para o conteúdo principal

.

Um bolo glorioso

Adoro os meus livros e revistas de culinárias. Adoro de paixão e dedico-lhes tanto tempo quanto o que tenho de sobra das mil e uma atividades do dia-a-dia. Isto é, e infelizmente, praticamente nenhum. Mas quando consigo, os meus olhos brilham, as mãos transpiram e os projetos acumulam-se. Amanhã quero fazer aquele prato, depois de amanhã um outro e no Natal farei um outro. A verdade é que são muitos…. E se o tempo é manifestamente insuficiente para ver tudo o que quero, menos ainda sobra para me organizar… E é ver a frustração a subir por não saber onde vi a receita X ou a receita Y que tanto me inspirou.

Já elaborei programas de ataque muito variados. Digitalizações e arquivo digital de todas as receitas que um dia quero fazer. Marcação com post its de todas as receitas que me interessam. Fazer um índice de todas as receitas que tenho em livros e revistas. Mas depois percebo que só tenho uma geração para fazer isto e acabo por desistir antes mesmo de começar. E à medida que as revistas e os livros se vão amontoando, a frustração e desorganização aumentam na mesma proporção.

Na semana passada resolvi arranjar uma solução para as revistas ‘Momentos de Partilha’ da Bimby. Já estava cansada de andar para trás e para a frente e de não saber onde andava uma determinada revista e resolvi juntá-las por ano e pôr-lhes argolas. Aproveitei os índices disponíveis na página da Vorwerk, coloquei-os junto com as revistas e de repente um novo mundo começa….

Desfolhar revistas, como se fosse a primeira vez que as vejo. Encontrar receitas que me atraem como se nunca tivesse passado os olhos por ela. E a sensação de encontrar ‘aquela’ receita que sabemos que não chegamos até ao final da semana sem a fazer. Assim foi com a receita que trago hoje, que ajustei aos gostos cá de casa. Ficou um bolo lindo e muito delicioso. Bem húmido por dentro num contrate muito equilibrado entre o ácido das framboesas e o doce do interior quase em mousse. Uma delicia.

Este foi para festejar o aniversário do meu pai. Sem dúvida um bolo a repetir inúmeras vezes. Desculpem não haver foto do interior do bolo, mas nem houve tempo. Desapareceu num ápice!

_______________________

Bolo de chocolate sem farinha com cobertura de mascarpone e framboesas


Ingredientes:


Para o bolo:

- 200 gr de açúcar mascavado

- 300 gr de chocolate negro (75% cacau)

- 6 ovos

- 150 gr de água

- 1 colher de chá de café solúvel

- 200 gr de manteiga


Para a cobertura:

- 250 gr de framboesas frescas

- açúcar em pó qb

- 250 gr de queijo mascarpone

- 1 pacote de natas para bater

- 3 colheres de sopa de açúcar


Preparação:

Coloque no copo da Bimby o açúcar e o chocolate partido em pedaços e dê três golpes de turbo. De seguida pulverize 15 segundos, velocidade 9. Retire e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º.

No copo limpo, coloque a borboleta, as claras e uma pitada de sal e bata 8 minutos velocidade 3. Reserve.

Sem a borboleta, adicione a água ao copo da Bimby e programe 3 minutos, 100º, velocidade 1. Adicione o café e a manteiga em pedaços e programe 10 segundos, velocidade 4. Adicione o açúcar e o chocolate e envolva 20 segundos, velocidade 4.

Com a Bimby em funcionamento na velocidade 2, junte as gemas pelo bocal da tampa e deixe misturar bem.

Retire e envolva delicadamente com as claras reservadas.

Forre o fundo de uma forma de fundo amovível (usei com diâmetro 22 cm) com manteiga e papel vegetal (também untado). Verta a massa do bolo na forma e leve ao forno por 40 minutos.

Desligue o forno e deixe o bolo arrefecer com a porta aberta.

Depois de frio, desenforme gentilmente.

Prepare a cobertura. No copo limpo e seco bata as natas até estarem firme. Reserve. Coloque o mascarpone no copo e uma mão cheia de framboesas e envolva alguns segundos na velocidade 3. Junte as natas e envolva com uma espátula.

Com o bolo frio, espalhe este creme pelo topo e distribua as restantes framboesas por cima. Para dar o toque final, polvilhe com um pouco de açúcar em pó.


Alternativa de Preparação:

Parta o chocolate e reserve.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Bata as claras em castelo e reserve.

Num tacho aqueça água (não precisa ferver). Num recipiente largo verta a água e adicione o café e a manteiga em pedaços. Mexa até estar bem derretido.

Adicione o açúcar e o chocolate e envolva bem garantido que fica bem derretido.

Mexendo sempre, junte as gemas em fio.

Envolva delicadamente com as claras reservadas.

Forre o fundo de uma forma de fundo amovível (usei com diâmetro 22 cm) com manteiga e papel vegetal (também untado). Verta a massa do bolo na forma e leve ao forno por 40 minutos.

Desligue o forno e deixe o bolo arrefecer com a porta aberta.

Depois de frio, desenforme gentilmente.

Prepare a cobertura. Bata as natas até estarem firme. Reserve. Misture o mascarpone com uma mão cheia de framboesas grosseiramente esmagadas com um garfo. Junte as natas e envolva com uma espátula.

Com o bolo frio, espalhe este creme pelo topo e distribua as restantes framboesas por cima. Para dar o toque final, polvilhe com um pouco de açúcar em pó.

______________________

Receita adaptada da revista Momentos de Partilha n. 8 de 2011.

______________________

 

Comentários

  1. Adoro bolos de chocolate em farinha pois ficam com um sabor a chocolate mais intenso e humidos como eu gosto.
    E como adoro a combinação de chocolate e framboesas direi que este bolo ficou perfeito
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Adoro framboesas e chocolate e se estiverem assim juntinhos na mesma tentação, tanto melhor. ;) Este bolo ten um aspecto magnífico, não admira nada que tenha desaparecido num ápice.
    Quanto a essa "organização" desorganizada de que falas, sê bem vinda ao clube, percebo-te perfeitamente. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Como entendo essa tua paixão, pois comigo acontece o mesmo. Adoro os meus livros e revistas e cada vez que os folheio, encontro algo que não tinha prestado atenção da primeira vez e é uma redescoberta constante.
    O teu bolo é divino e mesmo não vendo o interior, dá para adivinhar que, sendo sem farinha, só pode ser húmido e delicioso. Adoro framboesas e mascarpone e é uma combinação divina!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Adoro framboesas e adoro chocolate! Sou viciada mesmo ... :P A combinação dos dois amiga ... que maravilha!!! O interior imagino ...
    Saudadinhas miguita :)
    Beijocas doces !

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo! Obrigada pela partilha. Bj meu

    ResponderEliminar
  7. Ficou mesmo lindo e chocolate e framboesas é uma combinação mesmo gloriosa.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Como a compreendo, já fiz este bolo à uns aninhos e é de fato delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Muitos Parabéns!
    O bolo ficou lindo, lindo. Uma deliciosa combinação de cores e sabores.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Como eu te percebo, o chão do meu escritório está repleto de livros, revistas e papéis soltos com receitas e quando as vejo é como se nunca as tivesse visto.
    Quanto ao bolo achei-o delicioso e, percebo que por vezes não à mesmo tempo de tirar a foto do interior.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  11. Era uma fatia aqui para a mesa do canto!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic