quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Couve flor

O outono parece ter-se instalado para ficar, por isso já apetece uma sopinha bem quentinha!

Esta é uma sopa diferente, mas não menos fantástica. É uma sopa rica e a quinoa dá o toque que falta! Hummmm... Vai uma malga bem quentinha?

___________________

Creme de couve flor com quinoa

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:

- 500 gr de couve flor

- 1/2 alho francês (30 gr)

- 1/2 cebola (40 gr)

- 20 gr de manteiga

- 320 gr de leite

- 1 folha de louro

- 100 gr de água

- azeite qb

- sal qb

- 100 gr de quinoa cozida


Preparação:

Coloque a couve flor, separada em raminhos, no copo da Bimby. Junte ao copo a cebola e o alho francês e prima algumas vezes o turbo para que fique bem picadinho. Junte azeite qb e a manteiga para refogar. Programe 12 minutos, varoma, velocidade 1.

Junte o leite e a folha de louro e programe 9 minutos, 100º, velocidade colher inversa.

Retire a folha de louro e programe 1 minuto, velocidade 7 (vá progressivamente 3-5-7 para evitar salpicos). Retifique os temperos, junte a agua (pode adicionar um pouco mais se preferir mais liquida) e programe mais 2 minutos, 100º, velocidade 1.

Para servir, distribua quinoa por cada prato. Vai dar uma textura excelente que vai quebrar um pouco a doçura e cremosidade do puré de couve flor.


Alternativa de Preparação:

Separe a couve flor em raminhos pequeninos e coloque num tacho. Adicione cebola bem picadinha e o alho francês cortado fininho. Junte azeite qb e a manteiga e refogue lentamente.

Junte o leite e a folha de louro e deixe cozinhar cerca de 10 minutos.

Retire a folha de louro e passe a sopa com a varinha mágica. Retifique os temperos, junte a água (pode adicionar um pouco mais se preferir mais liquida) e deixe ferver e desligue.

Para servir, distribua quinoa por cada prato. Vai dar uma textura excelente que vai quebrar um pouco a doçura e cremosidade do puré de couve flor.

Nota: se não tiver quinoa cozida, leve ao lume 50 gr de quinoa (usei vermelha, mas pode utilizar branca) com cerca de 250 gr de água e um pouco de sal. Deverá demorar cerca de 20 minutos, o tempo necessário para que toda a agua evapore. Saberá que está cozida quando se separar um género de anel esbranquiçado do grão.

_____________________

 

6 comentários:

  1. Deve ser deliciosa. As fotos ficaram espetaculares. Adorei!

    beijinhos

    Aurea Neves

    ResponderEliminar
  2. Deve ser óptimo!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ficou um creme com um aspeto delicioso! Eu confesso que não sou grande fã de couve-flor... mas fiquei com vontade de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro creme de couve-flor. É tão cremoso. Nunca provei quinoa...

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar