domingo, 29 de setembro de 2013

Massa de pimentão

Cá por casa temos o hábito de aproveitar a época alta das frutas e legumes para fazer doces e compotas e algumas conservas.

Neste fim de semana de chuva aproveitei para ligar o forno e finalizar alguns dos presentes de Natal. Sim, é verdade! Faltam apenas 3 meses e ninguém como eu sabe a rapidez com que estes 3 meses irão passar...

Outra das vantagens para adiantar já algumas das tarefas, é aproveitar a época alta do tomate e do pimento. E foi com os melhores pimentos da época, que se compram ao preço mais barato, que fiz uma massa de pimentão caseira!

Sim, qualquer supermercado tem massa de pimentão à venda... Mas estou convencida que se todos imaginassem o quão simples é de fazer, jamais comprariam feita... Ora dêem uma vista de olhos e se experimentarem contem-me depois se o sabor é ou não é totalmente diferente?

________________________

Massa de pimentão


Ingredientes:

- 2 kg de pimentos vermelhos

- sal grosso qb


Preparação:

Abra os pimentos ao meio e retire todas as sementes. Disponha em tabuleiros, com o interior para cima e salpique generosamente com sal grosso.

Coloque estes tabuleiros num local onde não estorvem por 1 semana. Para que nao apanhe po, deve cobrir os tabuleiros com papel absorvente (nao feche por completo o tabuleiro para que o ar circule).

À medida que os dias vão passando os pimentos vão cozendo com o sal e libertando agua. Vá deitando fora esta agua e se necessário adicione a meio da semana um pouco mais de sal.

Quando os pimentos estiverem moles, reduza-os a puré com o auxilio de um robot de cozinha ou varinha mágica.

Distribua este puré por frascos esterilizados e cubra com um fio de azeite para conservar.

Não se esqueça de dar o devido desconto de sal quando utilizar esta massa de pimentão nos seus petiscos.

______________________

 

8 comentários:

  1. Com ligeira diferença na confecção, também costumo fazer quando consigo que me dêem pimentos vermelhos... não é produto que tenha na horta, mas tenho de pensar nisso ! :)
    Adorei a cor linda e vibrante da tua massa, uma delicia em qualquer cozinhado !

    Beijinhos amiga, espero que estejam todos melhores das viroses que "aterraram" por aí ! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu costumo fazer, é tão fácil e muito mais saboroso

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Também costumo fazer massa de pimentão. Tenho o privilégio de ter a horta dos meus pais e aproveitamos sempre para fazer.
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  4. eu nunca fiz, acabo sempre por comprar pronta, mas gostei da tua sugestão porque é certamente mais deliciosa, saudável e os frasquinhos dão uma excelente prenda para os cabazes de natal! ;)

    gostava de te convidar a participar no passatempo a decorrer no meu blogue: http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/09/passatempo-conservas-nero-e-limited.html

    ResponderEliminar
  5. A massa de pimentão que uso cá em casa é sempre caseira!

    ResponderEliminar
  6. Adoro massa de pimentão caseira! Ficou mesmo com bom aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela receita. Já é difícil encontrar caseira e a comercial não tem sabor.

    ResponderEliminar