Avançar para o conteúdo principal

.

Rolo da Cris

Não gosto de comidas secas, gosto de guisados e estufados. Sou gulosa de molhos e afins.

Na categoria de comidas secas incluo muitos pratos que a maior parte das pessoas até gosta e um deles é o rolo de carne! Se posso comer uma bela esparguete à bolonhesa ou um delicioso empadão, porque haveria de fazer um rolo de carne em que, são raras as exceções, que não ficam secos por dentro?!

Mas quando vi a receita no site da Cris, AQUI, com um passo a passo, confesso que não resisti. Faz parte de algo que me decidi a trabalhar este ano: dar segundas oportunidades às coisas. E aqui estou eu a abrir mais uma exceção ao rolo de carne.

Pois, foi provado. Foi aprovado. Foi aplaudido de pé! Já não tenho desculpas… Tenho mesmo de voltar a fazê-lo. Vejam o Passo a Passo na receita original, que ficou bem melhor que o meu. É realmente muito simples e com toda a certeza sabemos o que estamos a comer. Para além de ser personalizável aos gostos de cada um e ser rápido de fazer. Não se esqueçam, não temos de comer sempre as mesmas coisas.

___________________

Rolo de carne da Cris

[serve 4 pessoas]


Ingredientes:


Para o rolo:

- 700 gr de carne picada mista (porco e vaca)

- Oregãos qb

- Alho em pó qb

- Sal qb

- Salsa picada qb

- mozarela ralada qb

- fiambre de perú qb

- vinagre qb

- pão ralado qb


Para o tabuleiro:

- sal qb

- azeite qb

- cebola qb

- alho francês qb

- curgete qb

- cogumelos qb

- tomate qb


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Num saco plástico de congelação coloque a carne picada, orégãos, alho em pó e sal a gosto, e salsa picadinha. Vá misturando os ingredientes dentro do saco.

Com as mãos, espalme o conteúdo que está dentro do saco até formar o retângulo dentro do mesmo. No fundo, vai utilizar o saco como molde, sem sujar as mãos. Este retângulo ficará com cerca de 0,5/1 cm de espessura.

Com uma tesoura, abra o saco lentamente para que o retângulo não se estrague, seguindo sempre as linhas delimitadoras do mesmo. Na parte que não tem o rolo polvilhe com pão ralado a gosto.

Distribua mozarela ralada e fiambre de perú a gosto (esta é aquela parte que é personalizável) por cima do retângulo de carne picada e com o auxilio dos lados do saco, vá enrolando gentilmente como se fosse uma torta, passando por cima do pão ralado.

Feche bem os cantinhos para que o recheio não saia e coloque num tabuleiro.

Com o auxilio, uma vez mais, do saco, leve o rolo até um tabuleiro de forno untado com um fio de azeite. Coloque por cima do rolo umas gotas de vinagre para evitar que ele rache. Coloque no tabuleiro legumes a gosto, no meu caso, cebola, alho, curgete, cogumelos e tomate em pedaços. Tempere de sal e regue com um pouco mais de azeite.

Leve ao forno por 30 minutinhos e sirva fatiado!

_________________________

 

Comentários

  1. Esse truque do saco é optimo para quando não nos ajeitamos a formar o rolo...Boa!!!
    Eu faço sempre em casa os rolos de carne e vou variando os recheios e sabores.É bem melhor que os comprados pois sabemos o que lá vai dentro...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. :D fiquei tão feliz por teres feito!!!! E ainda mais por teres gostado :D o teu rolo ficou perfeitinho!!!! Bem apetitoso ;)
    Obrigada pela referência :)
    Beijinho bem doce amiga e bom
    Fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Que delícia e lindo que ficou!!
    Eu, desde que fiz o da Nigella (que tenho publicado lá no blogue) com os ovos cozidos lá dentro, nunca mais fiz outro, pois fica tão saboroso e sem ponta de secura, que achei que andar a fazer outras receitas era pura perda de tempo, pois ficavam sempre secos, mas para te dizer a verdade, gostei desta versão e vou levar esta receita.
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  4. Que bonito que ficou!!! ;) Sim há lá coisa melhor que sermos nós a colocarmos o recheio no nosso rolo?! ;) O teu ficou lindo!!!!! ;) Continua!! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Que lindo, já ia para o meu jantar!
    Bom fim de semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  6. O teu rolo ficou uma maravilha e o acompanhamento também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu que nao sou fã de carne picada guardei esta receita. Tem um aspecto delicioso! Vou fazer para o meu marido que ele adora. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei este rolo de carne! :D

    Já me está a dar fome :S :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Parece de facto delicioso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei este rolo! Tem um aspecto magnífico! Beijinhos e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  11. Belo truque, fico muito bem o tu rolo, bjokitas

    ResponderEliminar
  12. Bem eu sou mais uma que me vou render a este rolo de carne :))) e aproveito levo o truque comigo!! há séculos que quero fazer um bom rolo de carne mas ainda não tinha encontrado a receita certa, mas valeu a pena a espera!!

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic