Avançar para o conteúdo principal

.

Vamos fazer bolachas!

Há desafios na blogosfera culinária em que participo sempre que posso, pelo prazer de inovar, de improvisar, de inventar com este ou aquele ingrediente, ou a propósito deste ou daquele tema.

A Manuela do Cravo e Canela tem um desafio mensal que me fascina sempre - fazer bolachinhas! Desde a primeira edição que tento participar e de todas as vezes que o tento fazer acabo, por uma razão ou outra, por não publicar... Seja porque não tenho determinado ingrediente para a receita que escolhi, seja por falta de tempo e/ou vontade de acender o forno, seja por puro esquecimento, seja por adiar até já ser tarde demais. Enfim, quem diz a verdade não merece castigo e se tenho sempre imensa vontade de participar, a verdade é que acaba por não se traduzir em acções... Nada a fazer!

Este mês, estando de férias e sendo recorrente o pedido para fazer bolachas por parte da minha pipoca, resolvi meter mãos à obra e fazer uma Senhora fornada de bolachas! Nem mais nem menos do que 140 bolachas!

Claro está que inventei uma receita com os recursos que tinha, cortei-as com o material ao dispor e depois improvisei com todo o carinho várias formas de as tornar ainda mais especiais - sob o mote de fazer bolachas para levar para a praia ou para o campo.

Bem que as fiz, bem que as comi, bem que escrevi e preparei a publicação e esperava o final do mês para as publicar. Pois... Quando não é o meu espanto quando me apercebo que o prazo de publicação ja passou!!! Confesso que fiquei frustrada... No entanto, e mesmo não entrando já neste mote, não quis deixar de publicar a receita com esta referência a este desafio mensal que adoro! Porque se não fosse desta, sei lá qual será a desculpa das próximas vezes!! Manuela diz lá se esta resma de bolachas não compensa bem os desafios anteriores em que não participei?? Estou desculpada?

____________________

Sortido de bolachas

[fez 140 bolachinhas]


Ingredientes:


Para a base:

- 120 gr de manteiga à temperatura ambiente

- 140 gr de leite kefirizado 48 horas (ou iogurte natural)

- 2 ovos M à temperatura ambiente

- 240 gr de açúcar

- 350 gr de farinha Branca de Neve

- 300 gr de farinha T65

- 80 gr de amêndoa palitada

- 200 gr de batata doce (peso em cru) (cozer 8 minutos no micro ondas)


Para as coberturas:

- chocolate de culinária qb

- amêndoa palitada qb

- açúcar em pó qb

- folhas de hortelã qb

- sumo de limão qb

- açúcar refinado e canela qb


Preparação:

Coza as batatas doces, com casca, no micro-ondas, durante 8 minutos (tempo referencial já que depende da potência de cada um). Em alternativa, coza num pouco de água ou asse no forno. Descasque e reserve até arrefecer.

Num recipiente bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição.

Junte, aos poucos, o leite/iogurte e a batata doce esmagada grosseiramente.

Adicione as farinhas peneiradas e misture bem entre cada adição. Termine com a amêndoa palitada, para dar textura.

Numa superfície lisa, ou sobre um tapete de silicone, tenda a massa com um rolo da massa (0,5 cm de espessura, mais ou menos) e com cortadores a gosto corte bolachinhas. No meu caso, achei que a massa ficou no ponto, não sendo necessário adicionar farinha quando a tendi. Como não tinha cortadores, utilizei uma chávena de café.

Pré-aqueça o forno a 180º.

Num tabuleiro de forno, forre com papel vegetal, distribua as bolachinhas e leve ao forno por 15 minutos.

Esta base é excelente só por si, mas se pretender fazer um sortido pode fazer as variações que gostar. Eu fiz assim:

- 30 bolachinhas de açúcar e canela

- 60 bolachinhas com chocolate (30 com e 30 sem cobertura de amêndoa)

- 30 bolachinhas de limão e hortelã

- 20 bolachinhas simples


Para fazer as bolachas de açúcar e canela, polvilhe a gosto as bolachas antes de as colocar no forno.

Para as restantes, proceder como acima descrito e coloque as coberturas depois de as bolachas terem arrefecido.

Para as bolachinhas de chocolate, derreta cerca de 100 gr de chocolate de culinária no micro-ondas ou em banho-maria, vigiando e mexendo sempre para que o chocolate não aqueça em demasia. Coloque metade num saco de plástico, faça um pequeno furo e pressione fazendo os desenhos que a sua imaginação permitir. Na outra metade do chocolate derretido, molhe metade de cada bolachinha e deixe secar. Em algumas, por graça, salpique com amêndoa palitada.

Para as bolachinhas de limão, misture 4 colheres de sobremesa de açúcar em pó com cerca de 6 colheres de café de sumo de limão e mexa bem até obter um creme que distribui no topo das bolachinhas. Finalize com folhinhas de hortelã picadinhas.

______________________

 

Comentários

  1. Olá....
    Que aspecto espectacular como sempre :).... Quero um saquinho ;)....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho a certeza que estás mais do que desculpada. Ficaram com um aspecto delicioso.
    Beijinhos
    Alexandra
    http://bimbexpress.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que sortido maravilhoso! Este mês também não participei, mas é um desafio a que tento não falhar! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Se a Manuela não te perdoa, já te perdoo eu!!!
    So tu para fazeres esta resma de bolachas!! Ai resma, uma palete!!!
    E que boas!! Olha que fizeste tu a tanta bolacha??
    Caso nao lhe tenhas ainda dado um fim, eu tenho aqui uma latinha para encher!!
    adorei este teu mega post de bolachas!!!
    Um beijinho grande minha bolacheira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que as devorei todas querida! E claro que levei para a praia e a minha ratinha fez o favor de devorar tambem :-)

      Eliminar
  5. Ui amiga, 140 bolachas ???
    Já parecias a Gata Borralheira de volta do forno ! eh eh eh
    Mas lá que ficaram fantásticas, isso ficaram... lindas, perfeitas para o desafio, perfeitas para qualquer ocasião !

    Beijinhos grandes *

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Que bolachinhas tão gulosas Sónia :) Bjs

    ResponderEliminar
  7. aqui em casa amamos fazer bolachas e esta sua esta perfeita e divina bjokas doces

    ResponderEliminar
  8. Gostinho de infância.
    Saudade da época em que visitávamos os avós e eles nos esperavam com essas bolachas fresquinhas, recém saídas do forno.
    belíssima receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Guilherme pelas suas palavras e bem vindo ao meu humilde cantinho :-)

      Eliminar
  9. Tanta bolachinha linda! :D

    E devem ser deliciosas...vou levar algumas comigo para o lanche! :)*

    ResponderEliminar
  10. Uma excelente participação, com bolachinhas irresistíveis!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Sim... Fui um dos felizardos que se empanturrou com estas bolachas... E devo dizer que a melhor critica lá de casa é a nossa princesinha e essa não nos deixou a hipótese de comer as de chocolate. Verdadeiro manjar que aconselho todos a fazerem. Obrigada minha Chef por mais este momento de prazer...

    Mário Marques o guloso

    ResponderEliminar
  12. Estás completamente desculpada e eu, que este mês me atrasei de toda a maneira e feitio com o round-up da edição de Julho seria a última pessoa a poder dizer-te que não.
    Mas atenção! Este contentor TIR de bolachas não te isenta de participares nas próximas edições e agora que começaste não podes parar, combinado?
    Adorei o teu sortido! Espero que tenhas uma lata de folha bem grande para o guardar. Só é pena não poder provar!!!
    Bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic