Avançar para o conteúdo principal

.

Quindim

AQUI contei o quanto tinha gostado de um Workshop que fui fazer ao Espaço MyCook com a fantástica Luísa. Aprender a fazer sobremesas em miniatura é aprender o outro lado de cozinhar. Pelo menos para mim foi. É toda uma atenção no comer com os olhos. Na apresentação final. É sem dúvida uma forma diferente de abordar o tema que muito me agradou.

Claro está que se os olhos gostaram do que comeram, a boca aprovou e comprovou que as receitas eram mesmo fantásticas.

E se há que tempos andava à procura de uma receita de quindim, fazer neste workshop uma receitinha que resulta, deste doce, é ouro sobre azul e estava ansiosa por coloca-lo à prova cá por casa, já que é mais outra das coisas que o Mário não aprecia - coco. E sabem como gosto de o contrariar e mostrar que afinal gosta, hehehe...

Pois bem, encontrei a oportunidade certa quando recebi a Joana e o Rui cá por casa... A sobremesa estava escolhida mas só quando lhe pedi para fotografar tomou consciência do que tinha saído do forno... Torceu o nariz, quase amuou, mas guloso como só ele, deu-me o benefício da dúvida e disse que ia provar.

Confesso que até eu fiquei de pé atrás... O objetivo era pôr na mesa coisas bem portuguesas, já que estes meus amigos não estão por Portugal e sentem falta dos nossos sabores... Mas, apesar de o quindim ser uma sobremesa brasileira, não ia ter novamente uma boa oportunidade, por isso lá arrisquei...

Ainda bem que o fiz. Fiz a versão maxi, mas foi muito apreciado. Quanto ao Mário... Pelos vistos ficou fã. Como devem perceber fiquei felicíssima! Confesso que não há maior elogio!

Não hesitem em experimentar porque é mesmo muitoooooooo bom!

Já me esquecia! Quem quiser aproveitar a vinda da Luísa a Lisboa, vão haver mais dois cursos no dia 11 de Maio: às 10h entradas empratadas e às 15h trifles e sobremesas em camadas. Mais informações pelo email nomundodeluisa@hotmail.com. No Porto, pelo que sei, já está esgotado... É sempre um excelente sinal!!!!

___________________________

Quindim

[serve 6 pessoas]


Ingredientes:

- 250 gr de açúcar

- 125 gr de água

- 2 ovos M

- 8 gemas M

- 50 gr de manteiga

- 100 gr de coco (usei desidratado, de pacote)


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Coloque o açúcar e a água num tacho ao lume e deixe atingir o ponto pérola. Nesse momento, adicione a manteiga e o coco e mexa bem.

À parte peneire as gemas e o ovo para uma tigela e vá adicionando em fio a calda de açúcar, manteiga e coco. Mexa bem.

Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com açúcar e deite a mistura de ovos e coco.

Tape com papel de alumínio e coloque no forno a cozer em banho maria 40 minutos ou até espetar um palito e este sair seco.

Desenforme quando estiver morno/frio.

Enfeite com cerejas em calda ou apenas com folhas de hortelã menta como mostro na foto. Sirva fresco.


Nota: caso faça mini-quindins o tempo de cozedura deve ser de 20 minutos.

___________________________

Esta receita foi adaptada de uma dada no workshop do 'mundo de Luísa'.

___________________________

 

Comentários

  1. Ficou bem bonito esse quindim :D Gosto imenso, e vou guardar a tua receita! :D

    Beijinhos e bom resto de feriado ;)

    ResponderEliminar
  2. adoro mas nunca fiz ,agora ver este tão lindo e tentador fiquei com muita vontade.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo! Também vou guardar a receita e agrada-me muito a ideia dos quindizinhos (tenho uma "queda" por finger food...)
    Gostava muito de participar de um dos workshops da Luísa, de quem acompanho o trabalho e nem sabia que vinha a Lisboa! Obrigada pela informação, vou saber mais!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Faço aqui por casa uma receita mais ligeira em ovos mas o sabor está todo lá....O teu deu me vontade de ir fazê-lo novamente!!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    Que maravilha de aspecto ;)... Estou aqui a babar-me toda só de ver as fotos :).... Vou levar um bocado comigo :).... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Adoro quindim, só fiz uma vez, acho que foi das primeiras receitas que publiquei:) Este está lindo, uma verdadeira delícia :) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Esse quindim têm mesmo muito bom aspecto!
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro quindim, ficou com um aspecto delicioso :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Confesso que foi um doce (bolo) que nunca fiz, nem sei mesmo se algum dia comi, mas que tem um aspeto maravilhoso, isso tem... delicia!!!

    beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Sim... eu sei ... fica lindo, parece ouro ... mas esse coco todo n sei se me convence :/ Mas lá lindo ficou :)
    Beijocas doces :)

    ResponderEliminar
  11. Adoro tudo o que leva coco! A receita vai comigo!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Há anos que não como quindim e gosto tanto!!! O teu está perfeito e se o teu marido para a próxima não quiser eu como a parte dele :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro quindins!! Ha anos que nao como!! Eu nao posso fazer isso em maxi, senao vou comer tudo!! Tenho que arranjar maneira de os fazer mini!! E depois que fazes a tantas claras??? Humm??
    E ja me puseste à procura do ponto perola!!! So tuuuuuu!!!!
    Qd eu fizer eu aviso!!!
    beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  14. Que coisa linda é o quindim, não é mesmo? Não me atrevi ainda a fazer. O seu ficou fantástico, perfeito!
    Bjos e boa quinta-feira!

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Gostei deste quindim, ficou com um aspeto tão bonito, que fiquei completamente a babar.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  16. Uau! Que lindo ficou! Adoro!

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  17. olá gostei do seu cantinho e já estou te seguindo,bjs Rosinha

    venha conhecer o meu cantinho também

    ResponderEliminar
  18. Tem tão bom aspeto que acho que vou experimentar. Acho que vou adorar.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Que bonito ficou esse quindim :) agora 10 ovos é que vai lá vai :) Não é portuguesa, mas com esse aspeto não desilude mesmo :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Hummm que delicia!!! Seu quindim ficou maravilhoso!!! Tenha uma ótima semana!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Eu bem que quero entrar em dieta, mas, ó meu Deus, como?! Se eu quero uma fatia deste quindim? Adorei a versão maxi, fica linda!...
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Sonia, adoraria fazer um workshop do género, deve mesmo ser aliciante, mas assim durante a semana não é mesmo possível, pena ! :(

    Esse quindim está maravilhoso, que bom que o Mário acabou por aprovar, por vezes é mesmo uma questão de impressão que depois até passa ! :)

    A cor é sedutora, é uma sobremesa que muito adoro ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Claras

Hoje trago-vos uma forma perfeita de aproveitar claras. Cá por casa congelam-se! Sim pode congelar claras e utilizá-las posteriormente em bolos, omeletes, enfim, no que quiser. A melhor forma de as utilizar é tirá-las do congelador e deixá-las descongelar no frigorífico. No entanto, se as quiser utilizar no momento, por exemplo, num bolo, basta tirar do congelador e picá-las num robot de cozinha (na Bimby, carrego no turbo algumas vezes, até ficarem picadinhas). A partir desse momento pode levantar as claras normalmente. Simples, certo? Como tinha dito AQUI , a passagem do ano não foi a desejável… E numa emergência, foi esta a sobremesa escolhida. Pela facilidade, pela falta de paciência e inspiração, enfim, se eu consegui tão bom resultado em tão mau cenário, tenho a certeza que farão um brilharete. Aproveito para agradecer todo o carinho e preocupação que têm demonstrado aqui no blog e na página de facebook para com a minha princesa. Felizmente ja regressou à vida normal. Os res

Aguardentes & Licores

O ano passado lancei-me na 'arte' de fazer licores para oferecer nos cabazes de Natal. Comprei uma aguardente de boa qualidade e segui duas receitas publicadas na revista da Bimby "Momentos de Partilha". O resultado final foi muito apreciado pelos convivas a quem ofereci, já que por casa ninguém é apreciador de álcool, nem nas maçãs assadas (felizmente só se estraga uma casa) e por isso nem provamos o resultado final. Este ano tentei perceber um pouco mais sobre este universo das aguardentes (a base dos licores). Em jeito de 'Resumo' tenha em atenção o seguinte: O primeiro factor a ter em consideração, quando se faz um licor, tem a ver com o teor alcoólico da aguardente porque a quantidade de água e açúcar que se vai utilizar depende disso. Isto é, se tiver um teor de álcool de 40º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar cerca de 500 gr de açúcar e 650 ml de água. Se tiver um teor de álcool de 70º, para 1 litro de aguardente, deve-se utilizar a mes

Dia um... Na cozinha! - aniversário.

Adoro o intercâmbio culinário que acontece no local de trabalho e não só. Adoro partilhar receitas e que partilhem receitas comigo. Adoro. Foi assim que nasceu o blog. Comecei por trazer alguns bolinhos, foram pedindo as receitas e quando dei conta estavam a propor-me criar um blog. Não um blog com o intuito disto ou daquilo. Um blog para os amigos poderem consultar as receitas que resultam lá em casa. Um blog que me ajudasse a organizar as minhas próprias receitas e todas aquelas que experimento e gosto e tomo como minhas. Este blog é isso mesmo – o meu livro de receitas. E adoro consultá-lo quando tenho dúvidas de como fiz este ou aquele prato que resultaram tão bem. Serve o efeito para o qual foi criado, percebem? Faz-me feliz, o que é ótimo atendendo ao tempo que dispenso a este projeto tão simples, mas tão trabalhoso. Isto para vos contar que num destes dias um colega de trabalho, pelo seu aniversário, trouxe-nos um bolo muito especial – um bolo de nozes com doce de ovos. Inic